Atos dos Apóstolos > Leitura #493

Fortes na tribulação

Para sermos fortes na tribulação, precisamos ter uma confiança profunda no Senhor que nos chamou. Ele é o nosso sustento quando tudo parece dar errado.

#493 Fortes na tribulação

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

“À meia noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam.”

O que aconteceu em seguida foi a intervenção de Deus libertando todos os prisioneiros daquele cárcere. Quem sabe eles não estavam presos injustamente como Paulo e Silas?

Porque a causa da prisão de Paulo e Silas foi banal, pura conspiração por causa de dinheiro e interesses de dominação que Paulo e Silas nem tinham a intenção de se envolver, mas era plano de Deus. Ao libertar uma moça possuída por um espírito de adivinhação, aqueles que se aproveitavam dela para ganhar dinheiro, se voltaram contra Paulo e Silas, porque a sua fonte de lucro havia acabado.

É assim que acontece, muitas vezes, com os cristãos ainda hoje. Ao anunciarem a Palavra, quando rezam por alguém que estava preso às trevas dos vícios, das falsas doutrinas, do pecado, da corrupção… Logo vem a represaria, seja de satanás, seja dos homens, nos envolvendo em confusões e acusações injustas, por puro ódio do que somos e anunciamos.

Mas temos o exemplo de Paulo e Silas para seguir. Com coragem, somos chamados a erguer um louvor ao céu, mesmo na mais triste e profunda prisão, com as costas dilaceradas e pés amarrados… Porque sabemos em quem colocamos nossa confiança.

Quando tudo parece estar acabado, apesar dos nossos esforços para o bem, surge o louvor dos lábios de quem crê; e Deus responde poderosamente.

“Senhor, dá-nos a graças de sermos fortes na tribulação, para testemunharmos ao mundo que Tu és o Senhor e continuarmos anunciando corajosamente o seu nome às nações.”

Leia o trecho em At 16, 16-40.

Na Bíblia CNBB; página 1364-1365;
Título: Prisão de Paulo em Filipos.

Promessas

At 16, 31

Paulo e Silas responderam: Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, como também todos os de tua casa.”

Ordens

At 16, 18.28.31

Isso aconteceu durante muitos dias. Por fim, incomodado, Paulo voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno, no nome de Jesus Cristo, sai desta moça! E os espírito saiu no mesmo instante.”

Mas Paulo gritou com voz forte: Não te faças mal algum! Estamos todos aqui!”

Paulo e Silas responderam: Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, como também todos os de tua casa.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

A atitude do cristão na tribulação não é a lamentação, e sim o louvor!

Como posso pôr isso em prática?

Louvar a Deus, mesmo nas pequenas tribulações do dia a dia…

Em tudo dai glória a Deus!