Atos dos Apóstolos > Leitura #496

Imagens e falsos deuses

A Igreja católica é acusada de promover a adoração de imagens e criar falsos deuses. Mas isso corresponde à verdade? Não, e veremos isso!

#496 Imagens e falsos deuses

Créditos: Paula Dizaró / cancaonova.com

Enquanto esperava Silas e Timóteo em Atenas, Paulo ficou revoltado ao ver aquela cidade entregue à idolatria.”

Os atenienses, de fato, não conheciam o Deus que Paulo anunciava. Não tinham noção de quem era o Deus dos Judeus, muito menos de Jesus Cristo. Mas Paulo foi ousado, e de tanto insistir discutindo com todos os que encontrava no caminho, foi convidado a pregar no Areópago.

Partindo de uma imagem sem nome e sem rosto, ele pregou Jesus Cristo ressuscitado dos mortos. Essa foi, sem dúvida, a maior de todas as surpresas e o maior escândalo para aqueles homens. Riam e caçoavam dele, mas alguns creram e aderiram à fé.

Por que Paulo ficou tão revoltado com as imagens?

Há, na lei, uma passagem bem clara proibindo imagens

Guardai-vos bem de corromper-vos, fazendo figuras de ídolos de qualquer tipo, imagens de homem ou de mulher, imagens de animais que vivem na terra ou de aves que voam no céu, de bichos que se movem pelo chão ou de qualquer espécie de peixes que vivem na água, debaixo da terra. Nem levanteis os olhos até o céu para ver o sol, a lua, as estrelas com todo o exército do céu e vos deixar seduzir, adorando-os e prestando-lhes culto. Pois o Senhor vosso Deus foi quem os deu a todos os povos debaixo do céu. A vós, porém, o Senhor vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que fôsseis o povo de sua herança, como o sois hoje” (Dt 4,16).

A proibição é clara e não deixa dúvidas, não é mesmo?

Mas o povo fez o bezerro de ouro e disse que era o deus que os tinha livrado das mãos do faraó (Ex 32,1-6). Graças à intercessão de Moisés, o povo foi perdoado.

Quando o povo se cansou de comer o maná e começou a murmurar contra Deus, o Senhor enviou serpentes venenosas que mordiam, e muita gente morreu em IsraelMas para curar o povo, mandou fazer uma serpente de bronze, uma imagem, que as pessoas deveriam olhar a fim de não morrerem. (Nm 21,4-9)

Não parece que há algo errado aí? Não podiam adorar imagem, e agora podem?

Não, não podem adorar imagem nem idolatrar nada, ou seja, colocar no lugar de Deus. Mas quando a ordem vem de Deus e a revelação vem d’Ele, é porque aquilo é sinal de Deus, e não idolatria.

Como entender a arca da aliança que Deus mandou fazer? (Ex 25,10-22) Imagem de Querubins? Mas Deus mesmo proibiu! E ainda disse que aquele lugar seria o lugar de encontro onde Ele revelaria Sua vontade. Portanto, lugar de culto, de oração, diante da imagem da arca da aliança e dos Querubins.

Como Deus pôde mandar construir uma imagem, se Ele mesmo tinha proibido?

A diferença está na finalidade. Se uma imagem é colocada no lugar de Deus, é um ídolo, é idolatria. Se uma imagem me leva a Deus e reflete Sua glória, é um ícone, janela para Deus.

Fica claro, então, que a primeira é proibida, e a segunda não. No entanto, os protestantes radicalizam e condenam qualquer tipo de imagem, o que não resolve o problema, pois elas estão por toda parte: na esposa, no esposo, nos filhos, na natureza etc., tudo pode ser janela transparente para louvor a Deus. Ou pode ser ídolo. Depende de como se olha para essas imagens. Diante de qualquer criatura, há sempre uma escolha a ser feita: ícone ou ídolo? Para Deus ou no lugar de Deus?”

Ora, Deus ama imagens. A plenitude das imagens que Deus fez é você, pessoa humana (Gn 1,26). E não criou o homem para ser adorado, mas para ser sinal de Deus, afinal, foi à imagem de Deus que o homem foi criado. Foi criado para adorar a Deus.

Mas não parou por aí! Paulo, em colossenses, nos revela esta imagem, aquela que devemos adorar. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação…”  Jesus mesmo revela a imagem do Pai. Veja em Jo 14,8-11.

Felipe disse: Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta. Jesus respondeu: Felipe, há tanto tempo estou convosco e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: mostra-nos o Pai? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, é o Pai que, permanecendo em mim, realiza suas obras. Crede-me; eu estou no Pai e o Pai está em mim.

“Crede-me, ao menos por causa dessas obras.” Católico não adora imagens, católico adora a Deus! E não fere a Deus quando tem imagens em casa porque sabe que não são deuses, mas irmãos que estão no céu, vivos com Deus e rogam por nós. Sim, cristo inaugurou uma nova aliança e nós cremos nisso!

Leia o trecho em At 17,16-34

Na Bíblia CNBB, página 1366

Título: Em Atenas, Discurso no Areópago.

Princípios Eternos

At 17,24-31

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe sendo criador do céu e da terra, não habita em templos feitos por mão humana. Também não é servido por mãos humanas como se precisasse de alguma coisa; pois ele é que dá a todos vida, respiração e tudo mais. De um só homem ele fez toda a espécie humana para habitar sobre toda a face da terra, tendo estabelecido o ritmo dos tempos e os limites de sua habitação. Assim o fez para que buscassem a deus e talvez as apalpadelas, o encontrassem, a ele que na realidade não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos nos movemos e existimos. Como disseram alguns dentre vossos poetas: Também nós somos a sua linhagem.

Sendo, pois a linhagem de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte a imaginação do homem. Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora faz saber à humanidade, que todos, em todo lugar devem converter-se. Pois ele estabeleceu um dia para julgar o mundo com Justiça, pelo homem a quem designou. Mostrou a todos que ele é digno de fé ressuscitando-o dos mortos.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Deus concedeu à Igreja sabedoria para interpretar corretamente as escrituras, eu creio nisso e sei que, diante das controvérsias em torno desse tema, não ofendo a Deus quando tenho imagens dos meus irmãos santos aos quais peço intercessão. Não deixo de amar a Deus sobre todas as coisas e não deixo de amar o seu corpo místico celeste que são os santos. Sou feliz, sou católico!

Como posso pôr isso em prática?

Aprofundar-me ainda mais na fé e na vivência do Evangelho, caminhando com a Igreja que me comunicou Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador.