Evangelho de São João > Leitura #48

Eu Sou: O Messias inesperado

Jesus se revela como o Eu Sou, mas se torna para muitos um messias inesperado, porque se revela de uma maneira que não foi aceita pelas autoridades legais.

-CREDITOS — imamember by Getty Images

Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto”

É preciso nascer de novo para acreditar em Jesus, mas aquele que fecha o seu coração torna-se incapaz de crer. A graça de ouvir e acolher o que Jesus está falando transformou a vida daqueles que creram na sua palavra. Mas quem deveria estar preparado para perceber naquele Nazareno o Messias, esperava mais do que o filho de um carpinteiro.

O relacionamento de Jesus com o Pai é a sua carta de credibilidade, ou pelo menos deveria ser. Jesus é O Messias inesperado. Ele vem libertar Israel sim, mas de dentro para fora. Ele vem curar a alma, libertar do diabo, perdoar os pecados, devolver a verdadeira forma aos filhos e filhas de Deus.

Mas não será fácil manter-se na fé para quem não estiver disposto a segui-lo até as últimas consequências.

Leia o trecho em Jo 8, 21-30

Na Bíblia cnbb página 1322

Origem e destino de Jesus

Promessa

Jo 8, 28

Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que ‘eu sou’, e que nada faço por mim mesmo, mas falo apenas aquilo que o Pai me ensinou”.

Princípios eternos

Jo 8, 23-24

Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Eu vos disse que morrereis nos vossos pecados. De fato, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.

Jo 8, 26

Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é verdadeiro, e o que ouvi dele é o que eu falo ao mundo”.

Jo 8, 29

aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque eu sempre faço o que é do seu agrado”.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Jesus disse: o que eu ouvi dele (o Pai) é o que eu falo ao mundo. Não há qualquer motivo a partir da revelação de Jesus Cristo, para pensar então que o Pai quer o nosso mal ou que ele é um juiz implacável. Pelo contrário, tudo o que temos visto e ouvido Jesus dizer são palavras de vida eterna e salvação. Seus gestos, de misericórdia e perdão. Papai do céu não é um castigador, Papai do céu me ama.

Como posso pôr isso em prática?

Ao rezar o Pai nosso, me lembrarei dessas palavras de Jesus… E com certeza, meu relacionamento com Deus Pai será diferente… Eu serei um filho melhor do que tenho sido.