Evangelho de São Lucas > Leitura #343

Os mistérios revelados na oração

Os mistérios revelados na oração nos fazem ir além de nossos limites, pois é uma experiência na qual é o próprio Deus quem nos ensina tudo.

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

“Enquanto orava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante.”

Oito dias depois de ter dito que alguns ali presentes não provariam a morte sem antes terem visto o Reino de Deus, ele se transfigura e os mistérios revelados na oração mudam a vida dos discípulos para sempre.

De fato, os discípulos jamais tinham visto Jesus como viram naquele dia. Nenhum dos sinais e milagres até agora superavam o que estavam vendo. Jesus com o rosto modificado, a roupa transfigurada e conversando com Moisés e Elias, a ‘Lei e os Profetas’; e conversavam sobre a saída de Jesus do mundo em Jerusalém. A nuvem e a voz na nuvem eram ainda mais fortes, pois sabiam que era o Pai.

Pedro já não sabia o que dizer nem pensar, e queria montar tendas para os três. Este sinal de Jesus foi decisivo, fundamental na fé dos três apóstolos mais próximos a Jesus. ‘E nós vimos a sua glória!’ (Jo 1,14)

No entanto, alguns detalhes que Lucas traz revelam a íntima ligação com um acontecimento futuro onde os sentimentos e revelações da oração são aparentemente contrários.

Jesus chama os mesmos discípulos para orar no monte, desta vez, das oliveiras. Lá, eles também têm sono; lá, Jesus também muda de aparência, mas fica desfigurado pela angústia e pelo medo. Lá, ninguém vem conversar com Ele, parece estar só. Quando acordam, os discípulos não ficarão com o Mestre, pois Ele está sendo preso. No entanto, o mistério revelado naquela oração se completará com a glória da Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Em Mateus, Jesus recomenda que não digam nada sobre a transfiguração até que Ele ressuscite dos mortos. Acho que eles não tiveram esforço algum para guardar este segredo.

Aqui está a prova de que os que morrem na graça de Deus estão na Sua glória no céu e conhecem as coisas de Deus, e estão vivos no céu, conhecendo as realidades, inclusive da Terra, porque estão em Deus como Moisés e Elias que aparecem conversando com Jesus. Nosso Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos!

Por isso nossos irmãos que foram canonizados estão no céu, temos essa certeza!

Leia o trecho em Lc 9,28-36

Na Bíblia CNBB, página 1284

Título: Transfiguração

Ordem

Lc 9,35

“E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

“E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!”

Como posso pôr isso em prática?

Na leitura e escuta da Palavra de Deus.