Evangelho de São Lucas > Leitura #345

O sofrimento e a salvação

O sofrimento e a salvação parecem não se encaixarem como peças de uma engrenagem, mas se encaixam; e quem a projetou foi o próprio Deus.

#345 O sofrimento e a salvação

Créditos: marydan15 by Getty Images

“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem deve ser entregue às mãos dos homens.”

Prestar atenção nestas palavras não era coisa fácil, tanto que ninguém se arriscava a perguntar nada a respeito desse assunto para Jesus. “O Filho do Homem deve ser entregue às mãos dos homens”. Na verdade, até aquele momento, as coisas não estavam bem claras, assim como estão para nós hoje. Jesus era o Messias, assim eles acreditavam e estava dando provas cada vez mais convincentes disso. Mas aquele discurso de sofrimento, destoava desta realidade. Hoje, nós sabemos que o sofrimento e a salvação estão intimamente ligados em Jesus.

Às vezes, por falta de conhecimento da Palavra ou por um encantamento com as obras e milagres de Deus, esquecemos do caminho de cruz que nós cristãos somos vocacionados a trilhar e nos perdemos do referencial que é Jesus.

É claro que Jesus não deseja o mal para nenhum de nós, mas é fato que Deus escolheu o sofrimento como chave para nossa salvação.

Para nos encorajar, decidiu que ninguém menos que Seu próprio filho passasse por esses sofrimentos em nosso lugar para a nossa redenção. Se queremos seguir Jesus, precisamos carregar a nossa cruz. Bem mais leve que a d’Ele, pois Ele carregou os nossos pecados e os pecados do mundo inteiro enquanto que o peso da nossa cruz é bem mais leve e está muito ligado aos nossos limites, más inclinações e provações.

Leia o trecho em Lucas 9, 44b-45.

Na Bíblia CNBB; página 1284.
Título: Segundo anúncio da Paixão.

Ordem

Lc 9, 44

“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem deve ser entregue às mãos dos homens.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Toma tua cruz e siga-Me!

Como posso pôr isso em prática?

Reconhecer que a minha vida será marcada por muitas situações dolorosas e tribulações, e que elas, se bem vividas na graça de Deus, serão a minha cruz bem carregada para o seguimento de Cristo meu Salvador.