Evangelho de São Lucas > Leitura #349

A cruz é uma exigência para quem quer seguir Jesus

A cruz é uma exigência para quem quer seguir Jesus, é o caminho que Ele mesmo trilhou para nos salvar.

Crédito: Daniel Mafra / cancaonova.com

“Eu te seguirei onde quer que tu vás.”

Seguirá mesmo? A cruz é uma exigência para quem quer seguir Jesus. Ele foi para o calvário carregando uma cruz antes de ir para o céu para junto do Pai. Nosso fim é lá, junto do Pai, mas o caminho que Jesus fez é o mesmo que devemos fazer. Isso é seguir Jesus.

Hoje, em nossos tempos, a maioria dos cristãos não sofre uma perseguição direta, algo que ameace sua saúde ou a própria vida, e isso causa uma ilusão de que podemos ter uma vida fácil, sem sacrifícios, sem penitência, sem sofrimento, sem dor, sem tribulações no seguimento de Jesus. Ilusão mesmo!

Muita gente se anima em seguir Jesus e em se tornar uma pessoa assídua na Igreja, achando que será tudo perfeito a partir de agora e que estará protegida por Deus das situações difíceis e complicadas. Essas mesmas pessoas são as primeiras a abandonar a Igreja quando percebem que a cruz é uma exigência para quem quer seguir Jesus.

Sem ela não há discípulo de Jesus legítimo, verdadeiro.

“O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”; “Deixe que os mortos enterrem seus mortos”; “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus.” Para quem quer seguir Jesus, a prioridade é a vontade de Deus!

Leia o trecho em Lc 9, 57-62

Na Bíblia CNBB, página 1285
Título: Exigências do seguimento

Ordens

Lc 9, 59a.60

“Segue-me.”

“Jesus respondeu: Deixa que os mortos enterrem seus mortos; mas tu, vai e anuncia o reino de Deus.”

Princípios Eternos

Lc 9, 58.62

“Jesus respondeu: As raposas tem tocas e os pássaros do céu tem ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

“Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Seguir Jesus não é para qualquer um, tem que ser chamado, vocacionado para ser discípulo.

Como posso pôr isso em prática?

Uma vez que sou chamado, preciso ser fiel.