Evangelho de São Lucas > Leitura #382

Por que os pecadores são alvos de Jesus?

Esta parábola explica porque os pecadores são alvos de Jesus. Ele os compara à ovelha perdida, que, quando encontrada, é motivo de festa.

#382 Porque os pecadores são o alvo de Jesus

Créditos: tracielouise by GettyImages.

“Todos os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus e os escribas, porém, murmuravam contra ele: Este homem acolhe os pecadores e come com eles.”

Jesus acolhe os pecadores e come com eles. Comer com alguém significa tratá-lo com dignidade e acolhê-lo em sua intimidade. Só se aceita comer em uma casa ou se convida alguém se essa pessoa for próxima, amiga, intima da família. É uma honra comer com alguém, estar à mesa de alguém. Um Mestre como Jesus comer, portanto, com os publicanos e pecadores era, no mínimo, um escândalo para os escribas e fariseus que não se misturavam com os ‘pecadores’. Eles se achavam melhores de que os outros

Se ainda essa atitude tivesse como incentivo a obediência e observância ao Salmo 1 (vale a pena ler), mas não era. Eles, de fato, se achavam melhores de que os outros, mas estavam cegos para o que Deus estava realizando no meio deles.

Jesus, então, conta duas parábolas para expressar a preferência de Deus e a alegria que toma conta do céu quando um só pecador se converte!

A escolha de Deus

O fato marcante é que a escolha do pastor e da mulher representam a escolha de Deus, justamente o que humanamente ninguém faria. Mas a matemática de Deus é diferente da nossa, os resultados que ele busca e o que o faz se alegrar nos confunde pela simplicidade e o amor envolvidos!

Ele é capaz de deixar noventa e nove ovelhas no deserto para ir atrás de uma que se perdeu! Não é uma loucura? Você faria isso? Pois ele fez isso por você! Ele fez isso por mim! Ele fez isso por todos os pecadores.

E a mulher que perdeu uma moeda? O que é “uma” moeda? Mas ela varre a casa com cuidado até encontrar porque todas são preciosas e necessárias! É isso que Deus fez e faz com você!

Tem gente que nem percebe. Só lá pelas tantas da vida, quando finalmente começa a ouvir a voz de Jesus, ela olha para trás e descobre que foi sustentada por Deus, esperada por ele, amada, mesmo quando estava mergulhada no pecado e até blasfemava contra Deus.

Há no céu uma grande alegria por causa disso! Quando um pecador se converte, há mais alegria do que por noventa e nove ‘justos’ que não ‘precisam’ de conversão.

Leia o trecho em Lucas 15, 1-10.

Na Bíblia CNBB; página 1293-1294.

Título: A ovelha perdida. A moeda perdida.

Promessas

Lc 15, 7.10

“Eu vos digo: assim haverá alegria no céu por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.”

“Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.”

Princípios Eternos

Lc 15, 4-6.8-9

“Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu? E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em casa reúne amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!'”

“E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende a lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente até encontrá-la? Quando a encontra reúne as amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha pedido!'”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu preciso ter um coração de pastor para ir ao encontro das situações e pessoas, as ‘ovelhas perdidas’, a fim de que não se percam, pois todas têm seu lugar no coração de Deus. Ter um coração como o de Jesus é essencial para ter a sensibilidade e a coragem de deixar as noventa e nove e ir ao encontro daquela que se perdeu.

Como posso pôr isso em prática?

Ao rezar, pedir um coração semelhante ao de Jesus. Estar mais atento às situações ao meu redor, sempre considerando importante cada situação do momento para não correr o risco de perder o que é precioso.