Evangelho de São Lucas > Leitura #386

Quem vai zombar de Jesus?

Quem vai zombar de Jesus? Ele conhece todas as coisas e, apesar de ter vindo ao mundo para salvar todas as pessoas, haverá um julgamento para bons e maus.

#386Quem vai zombar de Jesus

Créditos: Egoitz Bengoetxea Iguaran by GettyImages

“Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus.”

Os fariseus começaram a zombar de Jesus, do Seu ensinamento. Mas Jesus alerta para o fato de Deus conhecer tudo, Ele conhece o coração das pessoas. O que isso quer dizer? Nada é íntimo o bastante que seja oculto ao conhecimento de Deus. Tudo o que se passa dentro da pessoa: as aspirações, os sonhos, as emoções, as lembranças, as tendências, as intenções… Tudo Deus conhece.

Zombar de Jesus é uma atitude orgulhosa de pessoas que têm o coração apegado às riquezas deste mundo. São Lucas diz claramente que eles eram amantes do dinheiro.

Esse amor ao dinheiro é justamente o que define a que Senhor a pessoa servirá (Mt 6), com a consequência de amar a um e odiar o outro; apegar-se a um e desprezar o outro. Mas a atitude de zombar de Jesus entra justamente na situação do desprezo, o qual Jesus menciona no Evangelho de São Mateus.

Jesus conhece os corações

É impossível omitir alguma coisa de Jesus. Então, as pessoas que querem parecer ser o que não são, diante de Deus fazem um “papel ridículo”.

Vejamos: uma criança está diante de um adulto e, colocando as mãos em seus próprios olhinhos, diz: me acha! Ela está escondida? Claro que não! O adulto a vê, é só a criança que ocultou-se da luz!

O que acontece com as pessoas que tem a atitude de zombar de Jesus, vai além, porque o conhecimento de Deus é total, ultrapassa até mesmo o que o próprio ser humano sabe sobre si mesmo.

Para os fariseus, a coisa é pior, pois eles queriam, apesar de tudo, enganar a Deus.

Leia o trecho em Lc 16,14-15

Na Bíblia CNBB, página 1295

Título: Reação dos fariseus

Princípios eternos

Lc 16,15

“Vos gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito o que as pessoas exaltam é detestável para Deus.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Ser autêntico, verdadeiro diante de Deus e das pessoas, buscando sempre ser melhor para ambos, deixando-se curar e remodelar pelo Senhor.

Como posso pôr isso em prática?

Lembrar-se sempre de que Deus vê tudo, e que isso é bom pra mim, porque me vê com amor. Então, não preciso tentar me esconder, mas antes me deixar modelar por ele.