Evangelho de São Mateus > Leitura #646

A compaixão de Jesus

A compaixão de Jesus move suas ações. Por ela, Jesus realiza milagres em favor das pessoas que O procuram.

 A compaixão de Jesus

Créditos: Wirestock / GettyImagens

Sinto compaixão dessa multidão. Já faz três dias que estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora sem comer, para que não desfaleçam pelo caminho.

A compaixão de Jesus manifestou-se mais uma vez de forma maravilhosa. E é assim também conosco. Mas devemos prestar atenção ao que está acontecendo, para não exigirmos que Deus multiplique os nossos pães e peixes, quando, na verdade, não estamos necessitados disso.

O lugar era deserto, e eles estavam seguindo Jesus por três dias, buscando a Palavra de Deus, por isso, se distanciaram do mundo, ficaram a sós com Deus no deserto. Aí está o movimento que devemos fazer em direção ao Senhor; e Ele, vendo a nossa necessidade, nos sustentará com o necessário. Isso se mostra verdade nessa passagem e também no discurso de Jesus, no Sermão da Montanha, quando nos ensina sobre a providência divina (cf. Mt 6, 24-34).

A compaixão de Jesus move Suas ações. Por ela, Jesus realizou duas vezes a multiplicação dos pães e peixes; por ela, curou e libertou inúmeras pessoas que se encontravam como ovelhas sem pastor; até alguns pagãos conseguiram de Jesus grandes milagres, porque moveram seu coração através de uma grande fé.

Como alcançar a compaixão de Deus

E como alcançar o coração de Deus a ponto de movê-lo de compaixão? Ora, Deus já nos ama incondicionalmente, podemos ainda assim movê-lo de compaixão? Sim, podemos! Se não fosse assim, Jesus não o faria!

Há eventos que comovem Deus, porque Ele vê, na nossa fraqueza, uma humildade e dependência de quem só pode contar com Ele. Essa dependência e humildade, frutos de um coração sincero, movem de compaixão o coração de Deus que, de tanto amor, é impelido a agir imediatamente em nosso favor.

Não encontrei na Palavra de Deus nenhum evento em que Jesus sentisse compaixão dos orgulhosos. Mesmo na cruz, quando Ele perdoava Seus algozes e todos os que Lhe desejavam mal, não havia compaixão, havia perdão, havia redenção. Jesus os estava salvando, apesar de tudo o que estavam fazendo, mas sentir compaixão é algo que vai além, é como se Deus não pudesse se conter de tanto amor e se lançasse em nosso socorro.

Às vezes, diante de tantos sofrimentos em nossa vida e no mundo, achamos que Deus já não sente compaixão de nós. Quem nunca se sentiu assim, como se Deus tivesse nos abandonado?

Sinceramente, fizemos tudo o que poderíamos ter feito para que Deus se movesse de compaixão por nós? E mais: Deus, que sabe do que precisamos, não estaria nos salvando ao permitir que a tribulação permanecesse? Nem sempre compreendemos, e não compreenderemos tudo que envolve nossa existência, mas uma coisa é certa: se caminharmos com Ele na fidelidade, pertenceremos a Ele; e Ele cuidará de nós.

Leia o trecho em Mt 15,32-39.

Na Bíblia CBNN, página 1221.

Título: Segunda multiplicação dos pães.

Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A compaixão de Deus se derrama sobre os humildes, sobre aqueles que dependem da Sua providência.

Como posso pôr isso em prática?

Eu preciso me fazer humilde e dependente de Deus para estar verdadeiramente em suas mãos.