Evangelho de São Mateus > Leitura #703

Blasfemou!

O sumo sacerdote disse que Jesus blasfemou! É a pior das acusações! E de que Jesus foi acusado? Ele reconheceu, diante de todas as autoridades, que é o Cristo, o Filho de Deus.

 Blasfemou!

Créditos: gorodenkoff by GettyImages

“E o sumo sacerdote disse-lhe: eu te conjuro pelo Deus vivo, dize-nos se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Jesus respondeu: Tu o disseste.”

Jesus disse a verdade, finalmente, diante de todas as autoridades judaicas. Ele confirmou o que todos queriam saber se era verdade. Mas o que eles fizeram com essa verdade foi exatamente o que Jesus contou na parábola dos agricultores assassinos (cf. Mt 21,33-46).

Eles não acreditavam que aquele homem, chamado Jesus, era, de fato, o Messias, e não acreditavam também, e principalmente, que aquele Messias era Filho de Deus. Eles simplesmente não podiam aceitar! Apesar de todos os milagres, sinais e prodígios; apesar de todas as provas e manifestações do Pai, de todas as palavras e pregações.

Jesus blasfemou porque disse a verdade, porque assumiu publicamente a Sua identidade. Era para Ele ser adorado, mas os homens preferiram as trevas à luz (cf. Jo 3,19).

Acusações injustas e testemunhas compradas e mentirosas. Ao menos uma disse a verdade: “Este homem declarou: Posso destruir o Santuário de Deus e construí-lo de novo em três dias. Mas, como sabemos, eles interpretavam erroneamente aquela palavra de Jesus, que falava de seu próprio corpo.”

Com isso, Jesus era condenado por ser quem era, por assumir sua identidade, por ser Filho de Deus. Por que Jesus não foi reconhecido por aqueles homens? Por que seus olhos e ouvidos estavam fechados para ele?

Porque eles já tinham assumido o comando de suas próprias vidas e da Lei também. Já não podiam reconhecer a verdade diante de seus olhos sem antes converter-se humildemente no caminho aplainado por João.

Os simples, no entanto, fizeram este caminho, ouviram a Palavra de Jesus e O reconheceram como Cristo, Filho de Deus vivo, e O adoraram.

Leia o trecho em Mt 26,57-68

Na Bíblia CNBB, página 1237
Título: Diante do sinédrio

Promessas
Mt 26,64
“Tu o disseste. Além disso vos digo que de agora em diante vereis o Filho do Homem sentado à direita do Todo Poderoso, vindo nas nuvens do céu.”

Princípios Eternos
Mt 26,63
“Jesus, porém, continuava calado. E o sumo sacerdote disse-lhe: eu te conjuro pelo Deus vivo, dize-nos se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Jesus respondeu: Tu o disseste.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Quem faz um caminho de humildade e conversão reconhece, de fato, o Filho de Deus.

Como posso pôr isso em prática?
Mantendo meu coração no lugar certo, na humildade e no caminho da conversão.