Evangelho de São Mateus > Leitura #704

Não conheço este homem!

Diante de criados do Sinédrio e de pessoas comuns, Pedro afirmou: ‘Não conheço este homem!’. Ele falava de Jesus, que não conhecia Jesus.

 Não conheço este homem!

Créditos: Tero Vesalainen by GettyImages

Créditos: Tero Vesalainen by GettyImages

Como Jesus havia previsto, Pedro o negou. Imediatamente após a terceira negação, o canto do galo foi ouvido. “Pedro se lembrou do que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante três vezes, me negarás. E saindo dali, chorou amargamente”.

Como alguém tão próximo de Jesus, que já tinha manifestado tanto amor e dado provas de fidelidade, agiria assim? Logo Pedro, que viu ressurreições, curas diversas e até a transfiguração?

A nossa fraqueza é grande, e maior ainda sem o auxílio do Espírito Santo. Quando olhamos para nós mesmos, podemos constatar que também nós negamos Jesus diante de muita gente quando nos omitimos de dizer uma verdade que traria luz a uma situação, mas, por medo dos outros, falamos: “Eu não conheço este homem”.

Quando deixamos de manifestar publicamente a nossa fé por medo da opinião das pessoas que trabalham conosco: “Eu não conheço este homem.”. Quando vemos outros cristãos sofrendo perseguição por sua fé, e nos escondemos: “Eu não conheço este homem.”

Nós, no entanto, O conhecemos, por isso devemos chorar amargamente por todas as vezes que fingimos não conhecer Jesus,  pensando que assumir a verdade nos trará problemas. Sabemos que, no plano de Deus, Pedro, uma vez recuperado de seu erro, foi confirmado por Jesus. Nós também temos a chance de escrever uma nova história e declarar com a vida que O conhecemos sim, nós conhecemos Jesus.

Leia o trecho em Mt 26,69-75

Na Bíblia CNBB, página 1237
Título: A negação de Pedro

Promessas de Deus
Mt 26,75
“Pedro se lembrou do que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante três vezes me negarás. E saindo dali, chorou amargamente.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Quem conhece Jesus deve assumi-lo onde quer que esteja.

Como posso pôr isso em prática?
Assumindo sempre quem sou e a quem pertenço. Sou consagrado e pertenço a Jesus.