Namoro santo é possível

Namoro Santo, um desafio para os jovens que desejam ser santos do cotidiano.

     Há um tempo novo para a Igreja e a juventude. Muitos jovens estão buscando e vivendo a santidade no cotidiano. Alguns deles nunca conheceremos e outros nos são revelados para serem testemunhas para nós. Quero lhes falar de uma jovem italiana que me chamou muito a atenção. Uma jovem que buscou uma vida virtuosa e a pureza no seu relacionamento, conhecida como santa do cotidiano, Sandra Sabattini.

Foto ilustrativa – Fonte: Canva

     Sandra Sabattini era estudante de medicina, engajada na Igreja, uma jovem orante, que nutria seus sonhos em Deus e era noiva de Guido Rossi. Sandra e Guido optaram por caminhar e viver um namoro santo. E o que é viver um namoro santo? Viver o tempo do namoro para crescer no conhecimento um do outro, na amizade, no amor, de conviver, no servir a Deus, de viver a castidade… um tempo de esperar, de se preparar para se unir sob as bênçãos de Deus como marido e mulher no casamento. Padre Léo dizia que “O primeiro passo para viver a castidade é desejar o céu antes de desejar o outro”. Isto é o objetivo de um namoro santo, desejar o caminho do céu para os dois e viverem esta preparação já no namoro.
     Guido, o noivo de Sandra, em uma entrevista disse que a primeira vez que saíram juntos ela o levou a um cemitério. Você pensaria em lugar mais estranho para levar um namorado? Mas ela o levou lá, para olharem os rostos das senhorinhas nas sepulturas esquecidas, para perceber nessas vidas esquecidas a presença real do Senhor que nunca nos esquece. Ele relata que o tempo do namoro não era simples ou somente uma alegria humana, mas era uma alegria que se devia ao fato de que esta relação estava no centro de um projeto maior.
     Esse projeto maior que moveu Sandra e Guido foi a santidade, esse é o projeto que todos nós somos chamados a construir. Foi a motivação que os fez decidirem por viverem a castidade e a pureza no relacionamento. Algo que parece tão longe, mas que é possível e se constrói dia a dia juntos com Deus. Que alegria ver na Igreja, jovens que topam este desafio. Se olharmos bem, o que vemos na maioria dos relacionamentos é a falta de preocupação com as relações sadias e puras. O fato é que não fomos criados para nos contentarmos apenas com o prazer sexual passageiro. Fomos feitos, como diz São João Paulo II, para o infinito, e só em Deus satisfaremos plenamente as nossas tendências naturais. E o namoro santo é um treinamento para um matrimônio que visa o céu um para o outro.
     Sandra não chegou a casar com Guido, sofreu um grave acidente automobilístico e em decorrência dele veio a falecer. Papa Francisco a intitulou como venerável em 6 de março de 2018. Está em processo para ser beatificada. Poderá vir a ser a primeira noiva santa. Sandra Sabattini uma jovem do cotidiano que fez do seu relacionamento um sinal de amor e caminho de santidade, uma via que a levou para o amor maior.
“Quem não está disposto a esperar um só dia não será capaz de amar para sempre” São João Paulo II

Cívita Sousa

É membro do segundo elo da Comunidade Canção Nova desde 2017, frente de missão de Fortaleza-CE. Formada em Engenharia da Alimentos e Mestre em Engenharia Química. Instagram: Cívita

 

Comments

comments