II Parte – Nossa História no Coração de Maria

Morar em Fátima, nos fez  conhecer a fundo a  sua Mensagem  

Ao ser transferida para Fátima, fui trabalhar na TV e recebi uma incubencia desafiadora, propor ao vice-postulador da causa pela beatificação dos Pastorinhos, Pe Luis Kondor, SVD, a apresentar um programa na nossa TV sobre a Espiritualidade de Fátima.

O primeiro contato com o Pe Kondor foi marcante, um sacerdote idoso, uma figura alegre, simpática e acolhedora, com forte sotaque alemão de quem aprendera o portugues com muito esforço; era hungaro de nascença, mas estudou na Austria e Alemanha. Após ordenação sacerdotal foi enviado em missão para Portugal.

Pe Kondor diante de tantas responsabilidades se exitou em assumir mais um compromisso, era muito ocupado: cuidava da Beatificação do Pastorinhos, ia muitas vezes a Roma ter com o Papa JPII, seu amigo pessoal, era Diretor do Secretariado dos Pastorinhos, tinha um intenso trabalho na divulgação da Mensagem de Fátima no mundo, e isso exigia muitas viagens, fazia todos os contatos com tradutores de vários países para transcrever os livros da Ir Lucia em vária linguas, realizava visitas a ultima vidente de Fátima, a irmã Lúcia, enfim, tinha uma vida dedicada e entregue a mensagem.

Após longa insistencia, o Pe Kondor aceitou o convite e se tornou o apresentador do programa na TVCN: Fátima Hoje.

Percebo que foi a maneira que Deus quis usar para conhecermos a amarmos a mensagem de Fátima, pois a cada gravação éramo imbuidos pelos conteúdos da mensagem de tal modo que ficavamos encantados e envolvidos por essa espiritualidade.

Durante as gravações éramos catequisados sobre a mensagem de Fátima. Somente Deus sabia qual seria o seu plano para nós, pois fomos formados ao mesmo tempo na escola de Maria. Após as gravações ficavamos horas na conversa, a escutar Pe Kondor a contar nos as histórias das Aparições com imensa alegria e vivacidade que parecíamos estar revivendo os acontecimentos.

A cada encontro mesmo que ele repetisse inumeras vezes alguns fatos, o fazia de maneira tão particular que não cansávamos de ouvi-lo, parecia que ele havia participado da história. Certamente nele se manifestava o carinho e a presença maternal de Maria que nos envolvia de tal forma que não viamos passar as horas. Maria estava ali nos indicando o caminho para o céu…