Entrar o Ano de 2012 em Adoração – Espiritualidade de Fátima

Imagina se todos nós católicos, tomássemos a iniciativa de virar cada ano em adoração, proclamando o senhorio de Jesus em nossas vidas!? Tenho certeza que a humanidade seria envolvida de uma graça especial e sobrenatural.

A devoção eucarística assegura a substância transformada daquele pão eucarístico guardado no ouro do «Taber-náculo» ou «Sacrário». Perto, vê-se a luz do óleo. Incenso e genuflexões acompanham a bênção solene com a Hóstia da «Custódia», – tudo isso é para os olhos, os ouvidos, para o olfacto e para a inteligência. São as antigas formas de veneração ao Imperador bizantino mas, aqui, não se tributam a um imperador ou a um homem, mas a um pedaço de Pão Consagrado. O «Santíssimo» era outrora o Taber-náculo, o lugar mais interior do templo judaico, onde Deus morava na palavra do Torah.

Depois da Reforma, o Concílio de Trento veio reafirmar que, em cada Hóstia consagrada, se encontra «verdadeira e substancialmente» o Corpo e o Sangue de Jesus.

Isto ultrapassa todo o conhecimento humano – e fascinou muitos, desde Tomás de Aquino aos Pastorinhos de Fátima. Foi a perseverança radical de fé no Pão Consagrado, que salvou a Igreja Católica de se transformar, durante os séculos, numa simples visão ideológica.

Para os católicos, a mesa eucarística não é somente a distribuição de pão, mas, neste pão, Deus está presente. Para eles é Deus num pedaço quebrável e transitório de pão.

Embora incrível para os não-católicos, este pão é, desde o tempo dos apóstolos, o coração da Igreja Católica – mesmo havendo católicos que dificilmente aceitem esta verdade. Realidades ontológicas nunca dependerão de maiorias mutáveis. E assim ficará como o último escândalo na história das religiões: «Isto é o meu Corpo, isto é o meu Sangue.»

Inacreditável para os que não pertencem à Igreja Católica e encontram escândalo naquilo que os católicos acreditam na Celebração Eucarística!

 Oração

Ó Hóstia Salutar
Que abres a porta do céu,
Contra guerras inimigas
Dais fortaleza e auxílio.
Ao Senhor uno e trino
Glória perpétua.
A vida sem fim
Nos dê Ele na pátria.
Amém.