A Historia da Peregrinação das Crianças a Fátima

A história desta Peregrinação começou em 1977. Nesse ano celebravam-se os 60 anos das Aparições de Nossa Senhora e, como “foi a crianças que a Virgem falou”, o Secretariado da Catequese do Patriarcado de Lisboa, a Cruzada Eucarística, a Postulação dos Pastorinhos e o Santuário, pensaram realizar uma Peregrinação de Crianças a Fátima.

Foi uma Peregrinação, por assim dizer, experimental. Mas a grande afluência de crianças e o resultado final encorajaram a prosseguir. No ano seguinte, 1978, fez-se aquela que é considerada a primeira Peregrinação Oficial, de âmbito nacional.

E, desde então, no dia 10 de Junho de cada ano, por ser o Dia do Anjo de Portugal que tanta relação tem com Fátima e com as próprias crianças, não mais se deixou de realizar esta Peregrinação, sempre com grande afluência, agora não só de crianças mas também de muitos adultos, o que faz com que seja uma das maiores peregrinações à Cova da Iria.

Desde sempre, os organizadores das Peregrinações das Crianças viram nesta iniciativa um grande meio de evangelização e aproximação das crianças a Deus, através da Mensagem de Nossa Senhora e dos Pastorinhos, também eles crianças.

A certa altura, e já desde há mais de vinte anos, a Peregrinação das Crianças passou a ser assumida, exclusivamente, pelo Santuário. Não obstante, ao longo dos anos, a mesma preocupação esteve sempre presente, e cada vez mais comprometedora se foi tornando para os seus organizadores. Num lugar tão marcado pelo transcendente e pela presença do sobrenatural, fazer de cada Peregrinação, segundo a temática de cada ano, nos seus diversos momentos e celebrações, uma grande catequese que possibilite às crianças um encontro com o Sagrado, uma experiência de Deus, que as marque de um modo novo, são os propósitos desta Peregrinação.
Não tem faltado empenho, alguma criatividade e o investimento necessário, para que em cada Peregrinação se atinjam estes objetivos.

Estará Nossa Senhora contente com o que fazemos para e com as Suas e nossas crianças? Pensamos que sim!

Irmã Maria Isolinda
Comissão da Peregrinação