Reparação ao Imaculado Coração

Nossa Senhora ao dizer que levaria Jacinta e Francisco para o céu, promete a Lúcia que jamais a deixaria sozinha: «Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzira a Deus.»

Depois dessas palavras abriu as mãos… À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um coração cercado de espinhos que parecia estarem cravados. Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que queria reparação. (Memorias pg 175).

Fátima é convite para reparar os pecados cometidos contra Jesus e Sua Mãe e consolar esses dois Santíssimos Corações. Ao mesmo tempo revela ao mundo a grande promessa da nossa própria salvação.

«… Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz…»

Jesus por excelência pela sua cruz tornou-se a nossa reparação. Também os Pastorinhos nos deram exemplo de reparação, pois tanto se preocupavam em salvar as almas do inferno e reparar os Corações de Jesus e Maria, unindo-se ao amor dos mesmos Corações, cuja preocupação é a salvação de todos. As vidas dos Pastorinhos não tiveram unicamente o fim de santificar a si próprios, mas o centro das suas preocupações, a sua missão era salvar todos.

No escrito da Ir Lúcia, Como vejo a Mensagem, ela nos diz que: «o coração é o símbolo do amor e da dor, receptáculo da misericórdia e do perdão». Só o amor é capaz de reparar os pecados cometidos pela humanidade: «o amor cobre multidão de pecados». (…) Esse amor transbordante que nos faz ir em busca da ovelha perdida para traze-la de volta a casa do Pai deve ser o nosso primeiro acto de reparação, como nos diz Ir Lúcia: «a melhor e a primeira reparação que Deus e Nossa Senhora nos pedem e que devemos oferecer-lhes, pelos próprios pecados e pelos pecados do próximo e da humanidade perdida nos seus próprios erros…»

Depois, atendendo os apelos de Nossa Senhora podemos oferecer a Deus orações e sacrifícios pela conversão dos pecadores, unindo o nosso amor ao amor de Jesus. Segundo Ir. Lúcia os sacrifícios que devemos oferecer a Deus, e que Ele aceita e nos pede, são aqueles que todos temos de nos impor a nós mesmos, para com fidelidade, cumprir os mandamentos da sua Lei: «amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo.»

Na Aparição de 13 de Julho Nossa Senhora ensina uma oração aos pastorinhos para dizerem muitas vezes, em especial sempre que fizessem algum sacrifício: «Ó Jesus, é por Vosso amor, e pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.»