Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria

PapansenhoraA Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, teve lugar na praça de S. Pedro, no Vaticano, em 25 de Março de 1984.

Para esse efeito, o Papa João Paulo II pediu a presença da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições.

Diante da Imagem, o Papa repetiu o Ato de Entrega que havia feito em Fátima em 13 de Maio de 1982.

A 1 de Abril de 1984, na edição semanal em Português do jornal do Vaticano “L´Osservatore Romano” é feito o relato da presença da Imagem no Vaticano:

A Imagem chegou ao Vaticano, diretamente da Capelinha das Aparições, no dia 24 de Março, levada por D. Alberto Cosme do Amaral, Bispo de Leiria. À chegada foi acolhida no Pátio de S. Dâmaso e, logo depois, levada em procissão até à Capela Paulina, no Palácio Apostólico, onde permaneceu até às 21h00, e onde recebeu a homenagem de muitos fiéis.

Às 21h00 foi levada para a Capela dos aposentos pontifícios.

Na manhã seguinte, a celebração do Jubileu para as famílias, iniciou  com a entrada processional de Nossa Senhora de Fátima na Praça de S. Pedro.

Após a saudação do Papa aos peregrinos, e após a liturgia da Palavra foi feita a homilia e, ao termino da cerimônia, à hora do “Angelus”, João Paulo II recitou junto da Imagem o Ato de Entrega do mundo e dos Povos.