O Imaculado Coração de Maria

image

Na Mensagem de Fátima, conheceu-se, primeiro, a mensagem fundamental de penitência e oração.
Mais tarde, Ir. Lúcia descobriu os pontos mais íntimos, mais espirituais, todos centrados e animados pela alma da mensagem – o Coração Imaculado de Maria.
O Coração Imaculado de Maria, nos é apresentado junto com o Coração de Jesus desde as aparições do Anjo de Portugal em 1916, vejamos: … “Os Corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas .”… (Primeira Aparição)
“ – Que fazeis? Orai! Orai muito! Os Corações Santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia.” (Segunda Aparição)
“ – E pelos méritos infinitos de seu Santíssimo Coração [de Jesus] e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores. …” .(Segunda Aparição)
Notemos que desde as aparições do Anjo existe uma prévia e um destaque aos corações de Jesus e de Maria.
Na segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de Junho de 1917, Jesus vem pedir a Devoção ao Imaculado Coração da Mãe do Céu: … “ A Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas aqui mais algum tempo. Tu ficas mais um tempo. Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração… Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus.” …

Por que Deus nos quis falar através do Coração Imaculado de Maria? Que significado tem o coração na Bíblia? O que Deus fala e como Ele nos apresenta o seu coração?
No seu escrito intitulado Memórias, a Ir. Lúcia nos explica o sentido do coração maternal de Maria: O termo “coração” na linguagem da Bíblia, significa o centro da existência humana, uma confluência da razão, vontade, temperamento e sensibilidade, onde a pessoa encontra a sua unidade e orientação interior. O coração imaculado é, segundo o evangelho de Mateus (5,8), um coração que, a partir de Deus, chegou a uma perfeita unidade interior e, consequentemente, vê a Deus. Portanto, devoção ao Imaculado Coração de Maria é aproximar-se desta atitude do coração, na qual o fiat — seja feita a vossa vontade — se torna o centro conformador de toda a existência.
Deus tem coração, Ele é o coração. E Jesus é a manifestação visível do Seu amor.