Como alcançar a Paz?

papel-de-parede-nossa-senhora-de-fatima

Fátima e a paz

Todos nós somos pessoas que desejamos paz, seja interior, na família, enfim, paz a um mundo tão conturbado. Parece que ressoa com força a divisão, o ódio, a morte, os confrontos até mesmo em nome de Deus… .  Para onde caminha a humanidade?

Se pararmos nessas questões intermináveis a olhos humanos, nos frustramos e até entramos em depressão. Apesar de tudo isso, há vida em nós, há um respirar, há um movimento de vida no mais profundo do nosso ser, onde lá está Deus, no cerne de nós mesmos, há vida em nosso ser interior.

É preciso pedir a luz do Espirito Santo para nos dar um novo olhar sobre a vida. Ele foi capaz fazer do caos da terra, lugar de vida: “A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.” (Gn 1,2)

É de vida plena que precisamos, é desejo do homem saciar a sua alma, sentir e viver a paz… .

Vamos voltar pra nós mesmo? Posso ser instrumento da paz? Posso ser semeador de paz? Sim, se tomamos consciência disso, se desejamos isso, e se escolhemos isso, em Deus tudo podemos. É um desejo, bom, é louvável e é desejo de Deus que também isso aconteça, a partir de nós. E o que a Mensagem de Fátima tem com isso?

Nas aparições ocorridas em Fatima, as do Anjo e as de Nossa Senhora ressoam como um apelo, ousamos dizer como um “grito” na alma: façam algo pela paz.

Não bastou Deus nos dizer tanto de paz nas Sagradas Escrituras, Ele envia o Anjo da Guarda de Portugal e Nossa Senhora para insistir que podemos sim ser instrumentos de paz, pois somos portadores dela. Recordemos alguns trechos das aparições:

«– Não temais! Sou o Anjo da Paz. Orai comigo.
E ajoelhando em terra, curvou a fronte até ao chão. Levados por um movimento sobrenatural, imitámo-lo e repetimos as palavras que lhe ouvimos pronunciar:
– Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam, e não vos amam. …” (1º Aparição Anjo, 1916)

“… De tudo que puderdes, oferecei um sacrifício em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores. Atraí, assim, sobre a vossa Pátria a paz…. “ (2º Aparição Anjo, 1916)

“– Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.” (1º Aparição de Nossa Senhora, 13 Maio 1917)

Nessas aparições, contem apenas algumas dicas de que modo podemos ser pessoas de paz e leva-la a outros, a começar pelos mais próximos de nós, onde vivemos. São elas: rezar pela paz, elevar o nosso coração a Deus mesmo que seja num gesto de olhar para o céu, mas com coração reto e desejo de paz. A Oração é eficaz e é capaz de transformar o interior humano e também o mundo.

Nós enfrentamos desafios durante o dia? Algo que é custoso pra nós, que nos é difícil aceitar? Diante disso podemos oferecer e entrega-los a Deus, por tantos pecadores que O ofendem, e ao mesmo tempo pedir à Ele a conversão dos pecadores, aos quais nós estamos incluídos. Essa atitude atraí para nós e para a nossa Pátria a paz.

Deus é fenomenal, nos dá uma forte aliada para rezar, é Virgem Maria. Rezem o terço todos os dias, é um pedido de Nosso Senhor, e colheremos a promessa, a paz no mundo e a fim da guerra. Cremos quanto mais pessoas abraçarem essa causa abreviaremos e alcançaremos a paz tão desejada e necessária para todos.

De ouvidos atentos a esses apelos de Deus, façamos a experiência, e que se levante uma Cruzada de Orações do Santíssimo Rosário, a começar pela reza do terço diário. Mãos a obra, Deus quis contar conosco.

 

Nilza e Giba – Missionários da Comunidade Canção Nova