A essência da Mensagem de Fátima

Segundo ex-reitor do Santuário de Fátima, Mons Luciano Guerra, pedir perdão e rezar o Rosário são a essência da mensagem de Fátima e o segredo de salvação para o século XXI.
A consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado, está intimamente ligada à mensagem de Fátima, que apela à conversão permanente, à oração e à prática da reparação.
“Como a Santíssima Trindade, não podemos viver sozinhos. Os problemas da família trazem muitas pessoas a Fátima. Muitas lágrimas se choram e não é por a imagem de Nossa Senhora ser bonita. É porque as pessoas se lembram de outras que estão ausentes”.
A humanidade enfrenta atualmente,o tecnicismo, a globalização, a migração não controlada, o aquecimento global, os choques aos mais vários níveis, incluindo o choque de civilizações.
“Dá a impressão de que tudo está a chocar com tudo, uma espécie de tsunami”, não é de estranhar que as pessoas levantem interrogações e tenham muitas dúvidas acerca do seu próprio futuro e o da humanidade.
“Quanto tempo durará a humanidade?”, “O ser humano resignar-se-á, perderá a esperança”, “O que aconteceria numa situação de guerra massiva?”, “Não se poderão repetir outros casos como o de Hitler, o comunismo, o marxismo, o leninismo, o maoísmo, o polpotismo ou outros?”, “Será que Deus é a única solução para os problemas humanos?”, “O que faz as pessoas virem a Fátima?”, “Será que a Rússia se vai mesmo converter? Se sim, será que vai ter um papel importante no mundo, a nível religioso?”.
Mons. Luciano Guerra acredita que “a Igreja Católica é a instituição religiosa mais preparada para os problemas da realidade hodierna. Não querendo (com esta afirmação) diminuir de modo nenhum a ação positiva das outras religiões”.
Lendo a atualidade à luz da Mensagem de Fátima, o Reitor considera que esta esperança depositada na Igreja Católica pode também encontrar-se na Terceira parte do Segredo de Fátima. “O sangue dos mártires é a semente de novos cristãos. (…) A Igreja Católica tem milhões de mártires no século XX, esses milhões de mártires darão milhões de sementes”, afirmou.
“Nossa Senhora acaba por ser colocada em Fátima como exemplo e como protetora do século XXI”, disse o Reitor, interrogando-se se esta presença feminina terá também que ver com a crescente importância das mulheres na sociedade. Estamos a precisar que haja um bocadinho de bondade, simpatia, finura, de caridade e de solidariedade, muito próprias da mulher”, disse.
“Vamos esperar que na Igreja Católica Fátima seja uma força decisiva no mundo atual, pelos caminhos apontados na conclusão das aparições: arrepender-se, emendar-se, rezar o terço todos os dias”.