Coração de Maria: Refugio e Caminho

O Coração Imaculado é o nosso refúgio

 

O Coração Imaculado da Senhora é o nosso refúgio e o caminho para Deus. De Fátima e depois, sobretudo de Tuy e Pontevedra, a mensagem do Coração Imaculado de Maria partiu para o mundo inteiro.

A Irmã Lúcia ficou cá mais anos para a espalhar, e ser a porta-voz, a confidente e a apóstola da devoção ao Coração Imaculado de Maria, para ser instrumento dessa extraordinária mensagem.

E a certeza de que o Coração da Virgem Maria, o Coração Imaculado da Senhora, é o nosso refúgio e o caminho para Deus deve encher-nos de confiança filial e de muita esperança.

 

Coração de Maria Imaculada

 

A palavra “coração” aparece na Bíblia cerca de 850 vezes, sempre para indicar o âmago, o mais profundo, o essencial. Mesmo acerca do universo, a Bíblia usa as expressões como “o coração da terra”; “o coração dos céus”; “o coração dos o vencedor de todas as batalhas, pois Ela, o seu amor, já esmagou a cabeça da serpente, já venceu o dragão, como afirma o Apocalipse. A vitória é sempre do seu amor e do seu coração. Afirmar que o Coração de Maria Imaculada é o nosso refúgio é aceitar o seu amor que nos guarda, protege, defende; que é a nossa guarida e o templo onde nos podemos recolher e livrar de males, de tentações, de perigos; refúgio como lugar onde podemos encontrar a paz, a alegria, o amor, a bondade do Coração da Mãe; porto seguro para o barco da vida no meio das tempestades; rochedo firme para nos alicerçar mais na fé, na esperança e na caridade; suave esconderijo para nos acolher e livrar do mal e do maligno.

Que poderemos querer mais? A Senhora afirmou aos pastorinhos que o seu Imaculado Coração seria o caminho para Deus. O Senhor veio ao mundo através d’Ela e do amor do seu Coração que acolheu o Verbo antes de O conceber no seu seio, e o mundo e cada um de nós irá a Deus através d’Ela, mãe e mestra, pedagoga da fé, da oração, da santidade, das virtudes, do viver evangélico, da caridade que é a perfeição da lei; e a escola será sempre o seu Coração Imaculado. Este educar-nos-á e nos formará, nos dará a luz para o caminho certo para Deus, para a intimidade com a Trindade, para o amor do próximo, para acolhermos a vida divina em nós e fazermos florescer o dom do batismo.

Dedicar ao amor do próximo

 

Quanto mais caminharmos para Deus mais nos dedicaremos ao amor do próximo. Encontrar Deus e o seu amor, a sua vida e a sua graça é sempre ser lançado para o mundo, para os outros, para as periferias, para melhor amarmos e servirmos, para sermos apóstolos das maravilhas do amor que Deus é, e das maravilhas do Coração Imaculado de Maria.

E ao referir-se ao ser humano coloca as suas capacidades, mesmo as intelectuais, no coração, quando diz “que o coração pensa”; que “o coração é sábio”. E ao referir-se à virtude e aos valores éticos a Bíblia fala-nos do “coração compassivo”; do “coração manso e humilde”; do “coração que chora”; do “coração que se compadece”, etc. O ser humano é e vale o que é o seu coração. Homem bom tem coração de ouro; homem mau tem coração de pedra.

São Lucas diz que Nossa Senhora ponderava (meditava) com o coração. E Jesus disse: «aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração». Falar do Coração de Maria, coração puro e sem mancha, com toda a capacidade para a amar a Deus e amar os homens, seus filhos, é perceber a força do amor que vence o pecado, o demônio, as violências.

O Coração Imaculado é o coração que vai triunfar porque só sabe amar. E quem vence sempre é o amor, é quem perdoa, é quem, por amor, é humilde e se dá aos outros em serviço generoso. 

Pe. Dário Pedroso