Atualidade da Mensagem de Fátima

O que faz as pessoas virem a Fátima?”, “Será que a Rússia se vai mesmo converter? Se sim, será que vai ter um papel importante no mundo, a nível religioso?”.

Mons. Luciano Guerra ex reitor do Santuário de Fátima acredita que “a Igreja Católica é a instituição religiosa mais preparada para os problemas da realidade hodierna. Não querendo (com esta afirmação) diminuir de modo nenhum a ação positiva das outras religiões”.


Lendo a atualidade à luz da Mensagem de Fátima, ele considera que esta esperança depositada na Igreja Católica pode também encontrar-se na Terceira parte do Segredo de Fátima. “O sangue dos mártires é a semente de novos cristãos. (…) A Igreja Católica tem milhões de mártires no século XX, esses milhões de mártires darão milhões de sementes.” afirmou

Nossa Senhora acaba por ser colocada em Fátima como exemplo e como protetora do século XXI”, disse Mons Luciano, interrogando-se se esta presença feminina terá também que ver com a crescente importância das mulheres na sociedade. Estamos a precisar que haja um bocadinho de bondade, simpatia, finura, de caridade e de

solidariedade, muito próprias da mulher”, disse.


A concluir, Mons. Luciano Guerra, que foi reitor do Santuário por mais de 30 anos, transmitiu a sua esperança: “Vamos esperar que na Igreja Católica Fátima seja uma força decisiva no mundo atual, pelos caminhos apontados na conclusão das aparições: arrepender-se, emendar-se, rezar o terço todos os dias”.