Imaculado Coração de Maria

É de acreditar nas profecias das redes sociais?

É de acreditar nas profecias das redes sociais?Alguém, nestes dias, me fez a pergunta: “Serão credíveis todas estas profecias que estão a passar na internet? Ando um pouco assustada, quero acreditar, mas tenho medo de estar a alinhar em falsos alarmes”.
A minha resposta foi simples e direta: “Não acredite nelas… São obra de mentes doentias ou fanáticas. Acredite somente nas palavras de Jesus no Evangelho. E fique em paz.”
A pessoa agradeceu, dizendo que já estava a entrar em paranoia, pois as mensagens ao mesmo tempo pareciam coisa de seitas, mas tudo misturado com o Papa e aparições de Nossa Senhora… Estava tudo muito confuso. Agora ficou mais calma…
Perante este ou outro tipo de profecias, em ordem a fazer a sua avaliação e não se assustar nem angustiar, importa fazer o seguinte:
1. Ler com atenção e espírito crítico o que é escrito ou dito;

2. Perguntar de quem vem, ou qual a sua origem e a intenção que pretende (assustar, iludir, impor certas visões religiosas…);

3. Examinar o seu conteúdo e confrontar se é coerente com o que é conhecido da Bíblia, do credo cristão, da mensagem de Fátima…;

4. Concluir se é mensagem verdadeira ou falsa. Não esquecer nunca o ditado: “Nem tudo o que luz é oiro”. Ou seja, nem tudo o que parece religioso o é verdadeiramente.
Há pessoas que têm a pretensão de serem porta-vozes de Deus, de Jesus Cristo ou de Nossa Senhora, ou serem seus intérpretes autorizados invocando uma qualquer visão mística, que não passa de uma fantasia da sua mente perturbada e de impostor.
Já Jesus alertou para a vinda de falsos profetas, gente que até faria “grandes milagres e prodígios” e assim haveria de enganar a muitos e desencaminhar até alguns fiéis. E advertiu-os: “não acrediteis” (cf Mt 24, 11.24-26).
São Paulo, por seu lado, ensina que quem comunica verdadeiramente palavras de Deus “fala aos homens para os edificar, exortar e consolar”, diz S. Paulo (cf 1 Cor 14,3) e não para os encher de medo e os amargurar com anúncios de cataclismos, castigos e sofrimentos.

Sobre as profecias, Fátima e a sua mensagem, tenhamos presente que Nossa Senhora veio comunicar graça, paz e misericórdia que vêm de Deus

Sobre Fátima e a sua mensagem, tenhamos presente que Nossa Senhora veio comunicar graça, paz e misericórdia que vêm de Deus e Ele quer oferecer estes dons a todos os homens. Apelou à conversão, mas não quis amedrontar nem deixou a sua mensagem para que alguém pegue nela e a agite como se de uma espada se tratasse para ameaçar e castigar sem dó nem piedade quem não crê ou vive no pecado. A Virgem Maria disse à Lúcia que não tivesse medo, pois o seu Coração imaculado seria o seu refúgio e o caminho que a conduziria a Deus. Ela mantém seguramente a mesma atitude e palavras maternas para todos os seus fiéis.
Então, perante as profecias das redes sociais, é preciso não se deixar levar por uma credulidade ingênua, mas orientar-se pela sabedoria da verdadeira fé cristã. “O ingênuo dá crédito a tudo o que se diz, mas o prudente reflete sobre os seus passos”, diz o livro dos Provérbios (14,15). Em todo o caso, nunca se deixe dominar pelo medo, já que a verdadeira fé cristã infunde confiança e esperança e não terror.
Termino com mais uma sentença dos Provérbios: “O sábio teme o mal e desvia-se dele; o insensato avança com arrogância e julga-se seguro” (14,16). Muitos dos que divulgam falsas profecias parecem encaixar bem nesta categoria dos insensatos, segundo a Bíblia.

Pe Jorge Guarda  – Vigário Geral Diocese Leiria/Fátima – PT