A Imagem original de Nossa Senhora de Fátima em Roma.
A imagem original de Nossa Senhora de Fátima estará em Roma nos dias11 e 12 de outubro de 2025, o motivo é por ocasião do Jubileu da Espiritualidade Mariana.
A célebre imagem da Virgem, conhecida pelos fiéis de todo o mundo, e símbolo da “Esperança que não desilude”, por ocasião da Santa Missa na Praça de S. Pedro, no domingo, 12 de outubro de 2025, às 10h30, estará presente entre os fiéis participantes, enriquecendo ainda mais este momento de oração e de reflexão. A entrada na Praça de S. Pedro, por ocasião da Celebração Eucarística, será gratuita e não é necessário pagar bilhete de entradabilhete de entrada. As inscrições para participar no evento do Jubileu já estão abertas no sítio Web e terminam a 10 de agosto de 2025.
Esta é a quarta vez que a imagem deixa o Santuário de Fátima para vir a Roma: a primeira foi em 1984, para o Jubileu Extraordinário da Redenção, em 1984, quando a 25 de março João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria; a segunda vez noGrande Jubileu do ano 2000 e a terceira, em outubro de 2013, por ocasião do Ano da Fé com o Papa Francisco.
Trata-se de um dos ícones marianos mais significativos para os cristãos de todo o mundo
“A presença da amada imagem original de Nossa Senhora de Fátima permitirá a todos a proximidade da Virgem Maria – sublinhou o Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, S. Exa. o Arcebispo Rino Fisichella – Trata-se de um dos ícones marianos mais significativos para os cristãos de todo o mundo, que, como sublinha o Santo Padre na Bula de proclamação do Jubileu Spes non confundit, veneram-na como a “mais afetuosa das mães, que nunca que nunca abandona os seus filhos”. De facto, em Fátima, a Virgem disse aos três pastorinhos o que continua a assegurar a cada um de nós: “Nunca vos deixarei. O meu Coração Imaculado será o vosso o vosso refúgio e o caminho que vos conduzirá a Deus’”.
Neste tempo jubilar, a Virgem de Fátima é a mulher da alegria pascal
“Esta Imagem sai do Santuário da Cova da Iria a título excecional e apenas a pedido dos Papas. – comentou o Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas – Neste tempo jubilar, a Virgem de Fátima é a mulher da alegria pascal, mesmo nos tempos dolorosos em em que o mundo vive. Mais uma vez, a “Senhora vestida de branco” será peregrina de esperança e de alegria, em Roma, estará com o “bispo vestido de branco”, como os pastorinhos de Fátima carinhosamente chamavam o Santo Padre”.
A escultura, obra do artista português José Ferreira Thedim, que a criou em 1920, é habitualmente guardada na capela das aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Nesse local, de facto, de maio a outubro de 1917, a Virgem apareceu seis vezes aos pastorinhos Lúcia dos Santos, de 10 anos, Jacinta Marto, de 7 anos, e Francisco Marto, de 9 anos. A estátua tem 104 centímetros de altura e foi esculpida num cedro do Brasil, em referência às indicações dadas pelos três pastorinhos. Foi coroada solenemente a 13 de maio de 1946 e, mais tarde, na coroa foi colocada a bala que atingiu João Paulo II na tentativa de assassínio de 1981.
SALA DE IMPRENSA – JUBILEU 2025
Dicastério para a Evangelização
Secção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo
press@iubilaeum2025.va
Foto @DNE