João Paulo II será padroeiro da Jornada Mundial da Juventude Madri 2011

João Paulo II foi um grande promotor das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) e por essa razão será, a partir de agora, o padroeiro da edição do evento que acontecerá em Madri durante o próximo mês de agosto de 2011. Foi o que anunciou o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos – dicastério encarregado das JMJ – após tomar conhecimento de que o Papa polonês seria beatificado no próximo dia 1º de maio em Roma.

Cardeal Rylko dá a noticia durante o encontro preparatório

A notícia de que o Papa Wojtyla será o padroeiro do JMJ 2011 foi dada pelo próprio cardeal Rylko em Madri, diante de cerca 400 pessoas, em sua maioria representantes das delegações que coordenam a jornada nas conferências episcopais do mundo. Estão todos reunidos nesta semana na capital espanhola, por ocasião do 2º Encontro Internacional preparatório para a próxima edição do evento juvenil. O encontro tem a presidência do purpurado a quem coube, por esta razão, dar tão importante notícia.

Aos participantes do encontro, o presidente do Pontifício Conselho para Leigos recordou que o Papa João Paulo II sempre foi considerado “amigo dos jovens”. O purpurado também deixou transparecer sua alegria por comunicar a notícia no marco desta segunda reunião de delegados, que acontece em Madri justamente para coordenar a Jornada Mundial da Juventude 2011.

O Papa da Juventude

Foi precisamente durante o pontificado de Papa João Paulo II que foi iniciada a Jornada Mundial da Juventude. O pontífice Wojtyla sempre mostrou predileção pelos jovens. Não em vão, na Carta Apostólica que dirigiu aos jovens de todo o mundo, em ocasião do Ano Internacional da Juventude – proclamado pela ONU e celebrado em 1985 -, referiu-se aos jovens como “a esperança da Igreja”.

A Jornada Mundial da Juventude foi celebrada pela primeira vez, de maneira oficial, em 1986, em Roma, durante o Domingo de Ramos. A partir de então, o evento é realizado a cada três anos em âmbito mundial.

Fonte: Gaudium Press