Em Lucas, 9-23 Jesus dá um direcionamento: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me.”

Veja que a primeira questão é referente a uma decisão que só Eu, Você, podemos dar. Ninguém pode tomar essa decisão por nós. A decisão é referente a seguir Jesus. Após ter tomado essa decisão, eu/você precisamos dar 2 passos:
=> “renuncie a si mesmo“: essa é uma atitude tomada para o resto da vida. Você só toma uma vez, mas vale para o resto de sua vida. Que nem casamento ou sacramento da Ordem: vale pra toda a vida. Por isso precisa ser pensado direitinho: desejo renunciar a mim mesmo? Minhas vontades, projetos, planos, vida, por causa de Jesus?
=> o segundo passo pra seguir a Jesus, diferente do primeiro passo, é feito diariamente: “tome sua cruz cada dia“. É uma atitude que preciso tomar todos os dias. Pra seguir a Jesus não posso tomar a minha cruz uma vez por semana ou só uma hora por dia. Ao contrário, preciso tomar a minha cruz TODOS OS DIAS. Tem dias que serão mais difíceis que outros, mas preciso focar no dia de hoje e carregar a cruz hoje. Sobre carregar amanhã, preocupar-me-ei amanhã. Mas? Até morrer, não poderei me esquecer dessa decisão diária.

More »

Tenho vivido várias experiências com Deus e, de forma especial, recentemente, fiquei pensando se Deus estava me ouvindo, ouvindo minhas preces, meus pedidos. Como filho, pedia várias coisas para o Pai, mas parece que Ele não estava escutando, pois nada se realizava/concretizava. Pensei então no meu pai da terra, seu José. Ele, em muitos momentos, também não me deu coisas que pedi. Em alguns momentos até tinha o dinheiro, mas, via que não era a hora ainda, ou ainda, não me faria bem se realizasse aquele meu pedido.

Além do pensamento acima, a Liturgia veio me ajudar nesse questionamento, pois o Salmo 34,5 disse-me: “TODAS AS VEZES que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.” Essa Palavra me falou forte, pois Deus, como Pai, ouve TODOS OS NOSSOS PEDIDOS, mas também como PAI, sabe o que é melhor pra cada um de nós. Sabe o momento certo de nos dar algo, sabe se deve nos dar o que pedimos, ou algo melhor ainda que está por vir. Ele sabe de tudo e nos ouve. A questão é que queremos do nosso jeito e na hora que pedimos, assim como fazíamos com nosso pai da terra, quando éramos pequenos. Somos ansiosos. More »

Em Mt 28, 8-15 São Mateus relata o momento que ocorreu após as mulheres terem visto que Jesus não estava no sepulcro. Diz-nos a Palavra: “As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos.”

Veja que elas estavam amedrontadas com o que viram. Imaginem: o Homem, que elas acreditavam ser Deus, havia sido morto. E mais ainda, não estava mais no sepulcro. Estavam com muito medo. Medo que paralisa, medo que não permite ir em frente. Medo que nos imobiliza. Mas, a única coisa que poderia fazê-las andar, e não ficarem paradas, seria a ALEGRIA DA RESSURREIÇÃO. Essa Alegria, fruto do Espírito, que nos impulsiona a seguir, a irmos em frente, a não parar. Pode tudo estar indo ruim e nos amedrontar, mas a ALEGRIA da RESSURREIÇÃO nos IMPULSIONA para continuarmos. More »

“Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto” Cl 3,1. Essa é a Liturgia do dia da Páscoa do Senhor! Paulo vem nos falar: olha, vocês passaram 40 dias esperando esse momento. Ele chegou! Agora, vem o “pós-Páscoa”. Esse pós-Páscoa é o seguinte: vocês podem escolher continuarem mortos, vivendo só a Sexta-Feira Santa OU tomar uma atitude. Primeiramente a atitude de ACREDITAR QUE JESUS RESSUSCITOU. Ele não está mais morto. Venceu a morte por mim e por você. More »

Sl 88, 27: “Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!”
Veja o quão profunda é essa Palavra: estas passando dificuldades? Procure em Jesus a Salvação… dissabores ou dores na vida? Procure em Jesus a Salvação… tristeza ou cansaço espiritual? Procure em Jesus a Salvação… Ele é a resposta a todas as nossas dificuldades, pois NELE ENCONTRO A SALVAÇÃO, diz a Palavra!

Junior Alves

Cantor, compositor, músico e palestrante

escolhaDiante da realidade que estamos vivendo, num mundo onde nos são oferecidas tantas coisas, a Palavra de Deus é tão atual: “Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir.” Eclo 15, 16-18. More »

cura-paraliticoQuando você está com sono, você quer dormir; quando está com fome, quer comer; quando está com sede, você quer beber algo; quando está sujo, quer tomar um banho e se limpar; quando você é cego, com certeza você deseja ver… essa é a lógica comum de qualquer um de nós, não é mesmo?

Bem, a lógica de Jesus é meio diferente. Nesse terceiro e último artigo referente à passagem de Mc 2, 1-12, venho falar da lógica usada por Jesus, quando levaram um PARALÍTICO para Ele ver. Na lógica humana, quando se leva um PARALÍTICO para uma pessoa que cura, espera-se que essa pessoa que REALIZA MILAGRES faça o quê? Faça o paralítico andar… mas Jesus vê além, Jesus vai na real necessidade da pessoa. E, para aquele paralítico, Jesus viu que seu coração, mas que seu corpo, estava paralítico. Jesus percebe que o coração daquela pessoa precisava andar, pois estava atrofiado. Daí Jesus fala: “Filho, perdoados te são os pecados.” Mc 2,5 More »

ajudarOs versículos Mc 2,1-12 mostram que um paralítico foi levado para Jesus pro 4 pessoas e, ao final de tudo, foi curado 2 vezes. Interessante que em MOMENTO ALGUM são Marcos fala sobre alguma colocação do paralítico: não sabemos se ele sabia que estaria sendo levado para ver Jesus, não sabemos se ele queria ir, não sabemos se ele agradeceu, depois de curado. Não sabemos nada sobre o paralítico. More »

carregadoMc 2,5: Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Essa passagem é o final de uma grande história, pois conta-nos as Sagradas Escrituras que, assim que Jesus entrou em Cafarnaum, a notícia se espalhou. Com isso, 4 homens levaram um paralítico para ver Jesus. Interessante que diferente de outros episódios bíblicos, não sabemos se o paralítico pediu aos homens para ser levado a Jesus. Só sabemos que esses 4 homens levaram o paralítico a Jesus. Mais ainda, sabemos que, não conseguindo entrar, esses 4 homens abriram o teto da casa, onde estava Jesus, e desceram a cama onde o paralítico estava deitado.
A Palavra de Deus diz “Quando “Jesus” viu a fé DAQUELES HOMENS…” Jesus não disse “quando viu a fé do paralítico…”, mas a fé dos homens que impressionou Jesus.

More »

vidaeternaEu lhes dou a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão“. Veja a certeza de fé que nos é garantido em Jo 10,28.

Que maravilha saber que nosso Deus cuida de nós, de tal forma, que Ele nos GARANTE que NINGUÉM nos arrancará das Mãos Dele. Imagino Deus nos abraçando com grande Amor e, esse Amor selando-nos a Ele impossibilitando, a quem quer que seja, arrancar-nos de Seu colo. Quanta segurança Ele nos dá. Quanto Carinho e preocupação conosco. More »