Ligado ao Caminho Neocatecumenal, enfatiza dimensão missionária
A arquidiocese de São Paulo celebrou nesse sábado a instituição do “Seminário Missionário Arquidiocesano Internacional ‘Redemptoris Mater’ São Paulo Apóstolo”.
Segundo informa o portal da arquidiocese, a oficialização se deu contexto de uma Missa presidida pelo arcebispo Dom Odilo Scherer, na Catedral da Sé.
O novo seminário – conduzido pelo Caminho Neocatecumenal – é voltado para a formação de sacerdotes do clero secular, isto é, não ligados a ordens ou congregações religiosas. É totalmente direcionado para a formação missionária. Este é o segundo a ser instalado no Brasil. O primeiro fica em Brasília.
De acordo com os estatutos do ‘Redemptoris Mater’, os alunos deste seminário recebem a mesma formação teológica de outros seminários da diocese onde são instalados. Fazem um ano de pastoral na paróquia como diáconos e dois anos na diocese onde são incardinados como presbíteros, antes que o bispo local possa enviá-los em missão.
Padre José Folqué, responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, disse que os seminários missionários ‘Redemptoris Mater’ são um fruto importante da renovação conciliar. Trata-se de “uma realidade completamente nova, desejada pelo Concílio Vaticano II”, afirmou.
De acordo com o padre José, com o novo seminário, a arquidiocese de São Paulo reforça o desejo da Igreja de sair em missão.
“Que os novos presbíteros missionários nascidos neste seminário sejam uma fonte de bênção para a nossa arquidiocese e para a toda a Igreja um empenho sempre renovado da nova evangelização”, disse.
Em sua homilia, o cardeal Scherer afirmou que “a Igreja hoje está preocupada para que a boa nova se espalhe por todo o mundo, mas refloresça também nos lugares da primeira evangelização”.
Ele pediu que a comunidade arquidiocesana apoie o novo seminário. “O apoio da oração, da espiritualidade e testemunho de fé. O apoio concreto para que este seminário possa se sustentar”.
A maioria dos candidatos deste seminário provém das comunidades neocatecumenais. Esta nova casa formativa conta com oito rapazes (dois italianos, um espanhol, um de El Salvador, um da Colômbia, dois brasileiros).
No final da celebração, Dom Odilo abençoou e enviou o reitor, padre José Francisco Vitta, e os seminaristas que formam a primeira comunidade do Redemptoris Mater de São Paulo.
Fonte: Zenit