A verdade depende de quem vê. O que pra mim pode ser verdade, para outra pessoa pode não ser.
Tem um filme chamado Ilha do Medo que mostra claramente isso. No final do filme, cada uma das personagens defende sua verdade e, nós, que assistimos ao filme e ouvimos as 2 realidades, ficamos perdidos, pois as 2 verdades defendidas podem ser as verdades que podemos acreditar.
A pessoa esquizofrênica vive essa realidade de ter uma verdade que não é vista por ninguém, só por ela mesma. Um filme clássico que mostra isso é Uma Mente Brilhante. Com isso podemos nos questionar em qual verdade acreditar, pois várias verdades nos são transmitidas hoje através de rádio, tv, internet e outros meios de comunicação. Verdades muito bem defendidas e embasadas que nos levam, em muitos momentos, a desacreditar em fundamentos de nossa fé cristã.
Santo Agostinho falava que quando alimentamos o desejo, ele vira em nós necessidade. Dessa forma, se não buscamos a verdadeira verdade, o que vamos ouvimos e nos abrimos a ouvir, podem se tornar em nós verdade, fazendo cair por terra a Verdade Cristã com a qual crescemos.
O que podemos fazer, então? No que devemos acreditar? Qual é a verdadeira verdade, então? Esse também foi um questionamento feito pelos apóstolos, em especial, Tomé, e Jesus responde: “Eu sou o caminho, A VERDADE e a vida” (Jo 14, 6). Com isso, a VERDADE ESTÁ EM JESUS. Para nós, cristãos, é importante conhecer ESSA VERDADE e vivê-la. Jesus diz isso: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14,15). Ele sabe o quanto é difícil viver A VERDADE, mas não é impossível.
Com isso, para se guardar os mandamentos de Jesus precisa-se conhecê-los, lutar pelo conhecimento DA VERDADE. Como é lindo ver pessoas como Bento XVI, prof Felipe Aquino, pe Paulo Ricardo, entre outros que exalam A VERDADE. Isso porque são incansáveis na busca pela verdade e sabem onde buscá-la.
Vamos juntos lutar PELA VERDADE?
Deus os abençoe.
JR/CN