No dia 21 de agosto deste ano, antes do término da Jornada Mundial da Juventude de Madri, Bento XVI anunciará o nome da próxima cidade que irá acolher centenas de milhares de jovens católicos em torno do Papa. E a escolhida será… o Rio de Janeiro.
Como já adiantou o site Religión Digital em junho de 2010, o país com maior número de católicos do mundo abrigará a JMJ de 2014. E o fará semanas depois de encerrar outro grande evento, que sem dúvida colocará o Brasil no centro do mundo: a Copa do Mundo de Futebol.
Desde que o RD adiantara o anúncio, os responsáveis da Igreja brasileira começaram a trabalhar duramente para que o evento seja um sucesso. De fato, segundo pôde saber este portal, a colaboração entre os episcopados brasileiro e espanhol está sendo total, e alguns dos futuros responsáveis pela JMJ do Rio 2014 já colaboram com os atuais gestores de Madri 2011.
O país sul-americano foi um dos primeiros a ser visitado pelo Pontífice, em maio de 2007, e ao longo dos próximos anos se converterá em um dos eixos da sociedade mundial, com a realização de três eventos de caráter global: os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016; a Copa do Mundo de Futebol, entre junho e julho de 2014; e, apenas um mês depois, a Jornada Mundial da Juventude.
O Brasil é um dos gigantes emergentes da economia mundial, e um dos rincões da América Latina com maior número de católicos: 180 milhões, e que, em contrapartida, está sofrendo uma sangria de abandonos em favor de grupos evangélicos. O Brasil acolheu também, em Aparecida, a V Conferência do Episcopado Latino-americano.
Até agora, o lugar escolhido para a JMJ era um autêntico segredo. De fato, diferentes fontes chegaram a negar qualquer possibilidade do Rio de Janeiro, indicando Aparecida ou Belo Horizonte como principais candidatas. Finalmente, será a capital do carnaval a que vai receber o Santo Padre dentro de três anos. O anúncio será feito em Madri. E, novamente, o portal RD se adiantou.
Fonte: Religión Digital