Quem é seu amigo?

AmigosTenho pensado nisso. Muito mesmo. Quais fatores me fazem considerar uma pessoa minha amiga? Proximidade do momento? Empatia? Bondade? Todos esses fatores?

Confesso que ainda não cheguei a nenhuma conclusão, mas também não sei se existe. Diante disso, considero que amizade, em muitos momentos, passa por crises, por dores, sofrimentos… O fato de ser amigo, leva a crer que a pessoa tem liberdades que podem levar a falar uma palavra mais ríspida ou palavras que possam machucar o outro, muitas vezes sem querer. Esse machucar, entendo, que é o momento do amadurecimento de ambas as partes, pois uma aprenderá o COMO FALAR, e da outra parte, DO ENTENDER O QUE ESTÁ SENDO FALADO.

O crescimento passa pela dor. E dor não significa, necessariamente, choro, mas, também o esforço, a dificuldade, as barreiras… Mesmo o corpo humano, quando cresce, passa pela dor, pois as células precisam se dividir para dar origem a outras células.

Vejo que preciso aprender a ser mais amigo e a tratar melhor meus amigos. Aqueles que lêem, obrigado pela amizade e por ser digno delas.

Deus os abençoe.

JR/CN