Vigilância

Acabo de ler uma reportagem dada pelo ator Robert Downey JR., onde diz “A vigilância é o princípio crucial da saúde, mas não pode ser o único”. Lembrei-me, na hora, do momento que Jesus diz “vigiai e orai para não cairdes em tentação”(Mt 26,41a).No caso do ator, ele faz referência à saúde, pois passou por muitos problemas com álcool, drogas e prisão. No caso de Jesus, ele faz referência à tentação, englobando, inclusive, a questão do ator: álcool, drogas e prisão.

Quando o ator diz que só a vigilância não adianta, e que precisa de outra coisa, Jesus nos disse o nome dessa “coisa”, que é a oração. Não podemos só ficar vigiando. Se só vigiarmos, o pecado pode chegar e, como estamos vigiando, perceberemos sua chegada, mas não saberemos as armas certas para o momento do “embate”. A oração é quem nos direcionará a usar as armas certas.

Isso tudo, continua Jesus, porque “o espírito está pronto, mas a carne é fraca”(Mt 26,41b). Jesus sabe que, pelo pecado venial que está em nós, somos propensos a cairmos em tentação.

Veja que uma coisa dita por um ator em 2012, já era falada por Jesus nos anos 30 da era cristã.

Jesus sabe o que é melhor pra você. Basta segui-lo para saber o que Ele fala. Se não o segue, não vai saber nem o que Ele quer de melhor pra você.

Deus o abençoe.

JR/CN