Hoje se foi um dos homens mais impressionantes que já conheci: Dom Eugênio Sales. Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente e, desde então, nunca mais deixei de ler o que fosse de seus artigos e de suas atitudes, pois o que vinha dele, com certeza, era santo. Que inteligência! Que sabedoria brotava da boca desse homem! Homem que seguiu fielmente cada palavra do seu lema episcopal: “impendam et superimpendar” (gastarei e gastar-me-ei por inteiro por vós).
Não consigo imaginar em algo que tenha feito de ruim. Procurei na internet sobre pessoas que tenham falado mal dele, mas não encontrei. O pior que encontrei foram pessoas que o chamavam de “vaticanista” ou de “cópia do Vaticano” ou coisas semelhantes. Lembrei-me de uma vez quando ouvi, numa palestra do Padre Paulo Ricardo, ele dizendo que uma vez, uma pessoa pensando estar xingando Dom Eugênio, disse “você copia o Papa” ou algo assim. Quando Dom Eugênio, ouvindo, respondeu, muito obrigado… Veja que a alegria dele era seguir Jesus, na pessoa do Papa. Vivia demasiadamente a obediência. Que Santidade!
Estando no velório hoje, 2 coisas me falaram bastante:
- A pomba: sobre o caixão de Dom Eugênio ficou uma pomba O TEMPO TODO. Era o Senhor acolhendo em Sua Morada o homem que por Ela tanto esperou…
- O Caixão no chão: entrando na Catedral, o caixão foi levado até diante do altar, quando as pessoas o deixaram NO CHÃO. Isso mesmo, não foi sobre a mesa ou algo semelhante. O caixão ficou no chão, mostrando que chegou à vida pequeno e volta ao Pai pequeno, sem nada, pó…
Diante do caixão dele, tirei fotos que guardarei para o resto de minha vida, pois é a foto de um santo. Algumas delas são essas que posto nesse artigo. A partir de hoje, contarei com suas orações junto a Jesus.
Obrigado, Senhor, por ter-nos dado a honra de ter conhecido esse HOMEM. Acolhe-o, Senhor, em Tua Morada e que ele possa agora interceder, em especial, pelo Brasil, TERRA DE SANTA CRUZ!
Junior Alves