Medo

Coincidência ou Providência? Depois do artigo que escrevi sobre a caverna, ouvi um padre falar coisas bem interessantes sobre o medo. Hoje a psiquiatria já possui remédios para tratamento da depressão, da hiperatividade e tantas outras doenças, mas não conseguiu ainda nenhum remédio para o medo. Não existe nada ainda, de remédio, que cure o medo, que hoje em dia é tão vivido por muitos, diria, se não toda, quase toda a população mundial: medo de morrer, medo de assalto, medo da guerra, medo, medo e medo…

Nós, católicos, temos a cura para o medo que é o Espírito Santo. Quando os apóstolos estavam amedrontados, após a ascensão do Senhor, estavam assim, pois se sentiam sós, abandonados, não tinham mais aquele que lutasse por eles, que os encorajasse ou os defendesse. Estavam amedrontados. Diz-nos a Palavra de Deus que Pedro, o mesmo que negou Jesus 3 vezes, enfrentou e pregou aos mesmos israelitas de quem teve medo, depois de ter recebido o Espírito Santo, falando inclusive: “Israelitas, ouvi estas palavras: …, vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios”. Que coragem, não é mesmo? Pra quem teve medo, essa foi uma atitude de muita coragem e determinação. Mas isso só ocorreu depois de ter recebido o Espírito Santo. A Palavra de Deus continua dizendo que, após Pedro terminar de falar seu discurso, foram acrescentadas mais ou menos três mil pessoas ao grupo dos cristãos.

Vemos, então, que apesar de humanamente não existir remédio para o medo, temos, nós católicos, esse remédio que é o Espírito Santo. Da mesma forma, Jesus também é nossa cura, pois sendo Ele nosso Salvador e, Salvação em grego é Soteria, que significa Cura, Remédio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvação), Jesus também é a cura para todo medo.

Bem, como toda instrução ou formação, não basta apenas conhecê-la, agora, faz-se necessário aceitá-la. Esse é o convite que a Igreja nos faz. Aceitemos Jesus como nosso Salvador e o Espírito Santo como nosso advogado. Lutemos e rezemos por isso, para que nós nos abramos para essa realidade. A resposta que viveremos, depois de aceitarmos isso, é que todo medo, isso mesmo, todo medo, será curado.

Deus te convida nesse dia, aceite a Cura (Salvação) de Deus e viva sem medo.

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro