Talento

Talento era o nome dado ao peso e moeda corrente na antiguidade grega e romana. Exemplo: “Os cem talentos de prata serviram para fundir os suportes do santuário e os da cortina, cem pedestais para os cem talentos, ou seja, um talento por pedestal” (Ex 38,27).
Hoje em dia denota alguém que sabe fazer bem uma certa atividade com habilidade e sucesso, isto é, quando uma pessoa possui qualidades para alguma coisa diz-se que ela é talentosa. Na realidade, essa habilidade não deixa de ser algo valioso, no sentido da antiguidade greco-romana.
Deus nos deu talentos. Isto mesmo. Mesmo a pessoa que você considera, ou ela mesma se considera, sem talentos, ela os possui. Alguns já descobriram alguns, outros ainda não, mas todos temos talentos que foram investimentos de Deus em nós. Ele investiu em nós talentos para que esses fossem multiplicados e não para ficarem guardados (Mt 25, 14-28).
Vemos se estamos multiplicando os dons que Deus investiu em nós pelos frutos que estamos dando. Veja que os apóstolos sempre tinham pessoas com eles que buscavam aprender deles. Buscavam sugar o máximo que os apóstolos tinham pra dar e eles se deixavam sugar, pois queriam invesir os talentos que Deus os tinha dado. Isso mesmo, Deus deu, foi gratuito. Nada cobrou para dá-los. O mínimo que podemos fazer é partilhar com os outros e essa partilha é o investimento que fazemos dos dons que Deus nos deu.
Veja que Jesus disse que faríamos coisas maiores que as que Ele fez(Jo 14, 12). Isso porque investiu talentos em nós e se deixou sugar por nós para que obtivéssemos o conhecimento e não o conhecimento do mundo, mas um conhecimento, uma sabedoria, que para o mundo é loucura(I Cor 3,18).
Precisamos dar passos para investir os talentos que o Senhor nos confiou. Não somente porque Ele nos confiou esses talentos para serem investidos, mas porque Ele fez isso em prol de um povo e esse povo precisa receber o que Deus preparou para eles.
Diferentemente do mundo, o investimento não se dá colocando no banco ou na bolsa de valores e sim dando, a matemática é diferente. “É dando que estarei investindo. É dando que receberei mais” (São Francisco de Assis).

E aí, vamos investir?

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro