Um otimista vê novas oportunidades em toda calamidade, um pessimista...

Oportunidade“Um otimista vê novas oportunidades em toda calamidade, um pessimista vê novas calamidades em toda oportunidade”. Essa frase é de Benjamin Franklin (1706-1790). Mostra claramente que o que está a minha volta e o mundo podem ser vistos de várias formas. Depende somente de mim mesmo. Fica então a pergunta: qual o seu olhar para o que está acontecendo em sua volta ou dentro de você? Como você está se vendo ou vendo o mundo?

Espiritualmente falando, a forma como é visto depende de como está o meu coração, do quanto você está aberto e confiante no Deus Soberano. Por pior que possam estar as coisas, no Senhor, você passa pelas dificuldades de forma tranquila, pois a Graça de Deus o basta!

Veja que interessante quando não temos o olhar de Deus em nós: “Deus abriu-lhe os olhos, e ela viu um poço, onde foi encher o odre, e deu de beber ao menino (Gn 21,19)”. O poço estava ali, a sua frente, mas ela, preocupada com a dor de estar no deserto não conseguiu ver. A dor lhe cegava, mas, no momento que se abriu ao Senhor, permitiu que seus olhos fossem abertos e ficou fácil de ver o grande poço que já estava ali, a sua frente.

Talvez, quantas respostas as suas perguntas estejam a sua frente. Quanto amor esteja a sua frente, você que está carente, ou outras coisas mais, mas é preciso ter seus olhos abertos pelo Senhor.

Como você está vendo as calamidades? Como uma oportunidade para crescer? E as oportunidades, como você está vendo? Como novas calamidades?

Em II Rs 6, em vários momentos Eliseu pede ao Senhor que ele veja o que não está vendo com olhos humanos. Pede também que o Senhor cegue os inimigos, o que também ocorre. Veja que nossos olhos humanos podem estar nos enganando. Diante do que você está vivendo, pode ser que seus olhos humanos não estejam ajudando você, mas, ao contrário, você esteja vendo derrota, calamidade.

Hoje Deus convida você a ter olhar sobrenatural, um olhar além da visão que nossos olhos humanos estejam enxergando. Abra-se a esse olhar, ao querer esse olhar que somente em Deus conseguimos ter, e verá, como diz no livro de Reis, “o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu”. No acso, você verá todos esses ao seu redor, lutando por você.

Siga em frente, vendo as oportunidades de Deus para você!

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro