Velocidade x Resistência

Certa vez escutei a frase: “Para se seguir ao Senhor não é preciso VELOCIDADE  e sim RESISTÊNCIA”. Essa frase continua ressoando em mim ainda hoje. Foi muito forte ouvir isso, pois nesses 28 anos de Renovação Carismática vi muitas pessoas entrando e saindo da Igreja pelos motivos mais variados. Outras pessoas não saíram, mas esfriaram. Esfriaram a fé.

Perguntei a mim mesmo porque não saí? Por que não me afastei de Deus, pois também tive VÁRIOS motivos para sair, para me afastar, para deixar a Deus ou, até mesmo, podia segui-lo no mais ou menos. Quantas “derrotas” vivi, quantas injustiças vivenciei, mas NÃO SAÍ.

Quando ouvi essa frase nesse final de semana percebi que, durante toda a minha vida, Deus foi criando em mim têmpera. Você sabe o que é isso? O dicionário Babylon diz que têmpera é “Consistência que se dá aos metais, especialmente ao aço, introduzindo-os candentes em água fria”. Isso mesmo. Para se dar forma aos metais é preciso que se coloque o metal no fogo, que se tente moldá-lo, às vezes batendo com martelo, e que depois se esfrie ele. Esse processo precisa se dar VÁRIAS VEZES.

É isso que foi ocorrendo comigo e que ocorre ainda hoje e sei que vai ocorrer até me encontrar com o Senhor, pois preciso muito ser moldado, modelado, preciso muito de TÊMPERA para entrar no céu. A têmpera é CONSISTÊNCIA e consistência para o dicionário Babylon é “Resistência, solidez, rigidez”. Daí dizer que “Para se seguir ao Senhor não é preciso VELOCIDADE  e sim RESISTÊNCIA”.

Durante nossa caminhada com o Senhor muitas coisas aconteceram. Coisas boas e ruins. Mas precisamos deixar que Deus se utilize dessas coisas boas e ruins para criar em nós têmpera, criando assim “Resistência, solidez, rigidez” para permanecermos firmes na fé.

Lembro de 2 momentos importantes que aconteceram comigo nesse tempo que foi a perda do meu filho João Pedro e, há 7 anos, a morte do meu pai. Olhando hoje, vejo que naqueles momentos Deus criava em mim têmpera, pois me lancei nos braços do Senhor, pois sabia que somente Ele podia me sustentar e me ajudar. Lembro-me que vivi um equilíbrio que só podia ser sobrenatural, uma força veio sobre mim que me sustentou em todos os momentos. Algumas pessoas até perguntaram se eu não ia chorar e eu respondia: “Chorar por quê? Meu pai está no céu e isso acalma meu coração”. Deus estava comigo. Deus foi me preparando para viver todos os momentos. Ele foi criando em mim, durante toda a minha vida, a têmpera para viver aquele momento.

Meus irmãos, invista e peça a Deus a graça da resistência. E aqui a palavra RESISTÊNCIA pode ser empregada de 2 formas: RESISTÊNCIA de resistir às tentações do mundo, de resistir ao pecado, mas também RESISTÊNCIA de permanecer firme em Deus.

 

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro