Quaresma

Quaresma“Como bons viajantes, queremos levar alguma coisa, mas, como bons discípulos, levaremos apenas o essencial”. É isso que está escrito na contra-capa do Retiro Espiritual de Dom Alberto Taveiras. Antes mesmo de iniciar a leitura a contra-capa já nos fala bastante, pois, com a Quarta-feira de Cinzas, iniciamos nosso caminho pelo deserto, onde teremos várias tentações pelo caminho, mas, não podemos nos esquecer, nosso objetivo quando entramos no deserto: “sairmos melhores, mais santos, mais próximos da estatura do Homem Perfeito”.

No deserto não podemos nos dar o luxo de levarmos excessos, pois nos pesam e nos dificultam caminhar. Fazem nos cansar mais rápido, suamos mais. Precisamos perceber que não somos meros viajantes… somos discípulos, como escrito por Dom Alberto. E como discípulos, precisamos ser como nosso Mestre. Preparar o que vamos levar e como vamos levar pois o nosso espiritual que precisa ser fortalecido durante todo esse tempo. É um tempo que possui início e fim, logo, não se pode perder tempo com excessos, apenas com o essencial.

Qual essencial que você precisa levar nessa Quaresma? O que, de excesso precisa ser retirado de sua vida para que você caminhe melhor?

Estamos juntos nesse caminho.

Que Deus nos abençoe

JR/CN