Remédio

RemédioA palavra enfermo provém da palavra latina ‘infirmum’ > ‘infirmu-’, que significa: «aquele que não está firme». Daí entende-se melhor o que está escrito na epístola de São Tiago, capítulo 5, versículos 14 e 15: “Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados”, uma vez que a palavra enfermo, que em latim, é aquele que não está firme informa que a pessoa ou está por cair ou fica caindo toda hora, pois não está firme.

Trazendo para a realidade espiritual, podemos dizer que quem está enfermo, não está firme e precisa de remédio, que, em latim, significa: aquilo que cura. Para nós, cristãos, sabemos que SOMENTE em CRISTO podemos encontrar a verdadeira cura para nossas enfermidades. A cada dia tenho mais certeza disso, tenho mais convicção. Nesse final de semana revi o filme “À prova de fogo” e nele há, de uma forma bem clara, uma explanação sobre isso.

Quando tentamos nos auto-medicar, estamos arriscando nossa própria vida, e, espiritualmente falando, fazemos a mesma coisa. Essa idéia de que nós nos bastamos, tão divulgada e vendida pelo mundo, precisa ser extirpada de nosso meio, pois, como na Canção Nova dizemos, ninguém é bom sozinho, muito menos com a ausência de Jesus Cristo, nosso Salvador em nossas vidas.

E aí, irmãos, precisam de remédio?

Deus os abençoe.

JR/CN