1 mês do pré-discipulado 2015

“¹O Senhor disse a Abrão: ‘Sai de tua terra, do meio de teus parentes, da casa de teu pai, e vai para a terra que eu vou te mostrar’”. (Gênesis 12, 1).

Há 36 anos um sacerdote salesiano chamado Jonas Abib fez este desafio aos jovens: “Quem está disposto a deixar sua casa para vir e viver em comunidade, para realizar comigo este tipo de trabalho que estou fazendo com vocês?”  Na época, 11 jovens assumiram este propósito, hoje, mais de 1300 membros, núcleo e segundo elo, estão comprometidos a ofertar não só um ano, mas a vida toda na missão de evangelizar.

Comemoramos hoje o primeiro mês da chegada dos 35 novos pré-discípulos da comunidade Canção Nova à Lavrinhas, casa de formação inicial. O desafio feito pelo Padre Jonas Abib continua a ecoar no coração de muitos jovens e com grande alegria comemoramos este tempo.

São jovens que vieram de todas as partes do país e também do exterior, cada um com sua história, sonhos e com um único desejo: doar-se inteiramente ao serviço do Senhor pelo carisma Canção Nova. São 26 mulheres e 9 homens que, conduzidos por Deus e pela equipe formativa, buscam a realização de sua vocação. Foram 30 dias de grande intimidade com Deus, de escuta, partilha e experiências que conduziram e conduzirão todo este tempo.

Durante a homilia da Santa Missa de acolhida dos novos pré-discípulos o Padre Fabrício Andrade, mestre do pré-discipulado, convidou os jovens a olharem para frente, para a meta: Jesus Cristo. “Foi preciso deixar muita coisa, mas será preciso deixar ainda mais, na certeza de que escolhemos a melhor parte: o seguimento de Jesus Cristo”.

Vale destacar alguns momentos marcantes deste primeiro mês. Um dos acontecimentos mais marcantes foi a visita do Monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade Canção Nova e também da Luzia Santiago, co-fundadora da comunidade. Os jovens puderam viver momentos de felicidade diante do fundador, onde conversaram com ele e, um a um, o fundador ouviu suas histórias de vida e celebrou a Santa Missa.

Também contamos com a visita do Padre Mario Bonati, o conhecimento territorial e histórico da casa, a posse da “terra prometida” através da procissão com Jesus Eucarístico, a oferta concreta da vida através da escrita da carta de disposição para vivência deste tempo, a celebração do bicentenário de Dom Bosco, fundador dos salesianos, retiro de acolhida, participação da Santa Missa de compromisso da comunidade, retiro de carnaval… Momentos que ficaram gravados na história e no coração.

Os jovens também viveram uma experiência única neste tempo. Durante a Santa Missa do compromisso da comunidade foram chamados diante do fundador, dos co-fundadores e de toda a comunidade para um ato de acolhida. Sem dúvida mais um carinho de Deus para estes jovens que se dispõem a cada dia a realizar a vontade de Deus em sua vida.

Foram muitos momentos de alegria e comunhão com Deus. Foram apenas os 30 primeiros dias de um ano de formação e de uma vida de doação. Sem dúvida Deus ainda tem muito a realizar; sem dúvida os jovens viverão muitas experiências, mas uma certeza fica no coração de todos que estão nesta casa: “é feliz quem realiza a sua vocação” (Monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade Canção Nova).

E você, já pensou em fazer um discernimento vocacional junto a comunidade Canção Nova? Decida-se hoje e tome a iniciativa. Quem sabe, nos próximos anos, você esteja vivendo histórias como essa, como esses e tantos outros jovens que tiveram a iniciativa e hoje são felizes por realizar a sua vocação. Não perca tempo. Decida-se hoje e escreva para vocacao@cancaonova.com

Confira algumas fotos deste tempo:

775

Cópia de Mons. Jonas com os Prés 05.02

443

936

874

644

609

Comments

comments