A força do SIM de Abraão

Fonte: Foto de William Fortunato

No dia de hoje, o Senhor nos chama a atenção quanto a nossa capacidade de reniciar. E Ele nos traz a belíssima história de Abraão. Deus queria saber se Abraão era capaz de renunciar e pediu-lhe o seu filho ínico. Abraão não hesitou e disse: SIM!
E através do sim de Abraão que Deus viu que realmente que ele o amava acima de todas as outras coisas: família, os bens que ele possuía, as vontades de seu coração e até seus sonhos.

É nesta dinâmica que eu, Pe. Roger Luis vou testemunhar um pouco da minha história.

TESTEMUNHO

Sofri horrores pois haviam ídolos dentro de mim quando dei meu sim a Deus. Senti o chamado de Deus em 1996 quando pisei pela primeira vez na Canção Nova. Quando entrei naquela chácara simples senti que ali era meu lugar. Falei para Deus que ia mora ali nem que se fosse pra pegar lixo.
Mas deixar para trás minha família, meu pai, minha mãe, meus amigos, minha cidade não seria fácil. Que saudade até do cheiro da minha cidade!
Sem perceber coloquei muitas coisas no lugar de Deus. Coisas boas em si – como família, paróquia, amigos – mas naquele momento da minha vida, Deus me pedia todas essas coisas… Então disse NÃO a Deus e fui para o Seminário Diocesano. Lá fiquei batendo cabeça três anos sofrendo porque não foi capaz de sacrificar os ídolos que trazia dentro de mim, lutando contra Deus como Jacó.
Em 2000, fiz como o profeta Jeremias: “Tu me seduziste, SENHOR, e eu me deixei seduzir! Foste mais forte do que eu e me subjugaste! Tornei-me a zombaria de todo dia, todos se riem de mim”. Então tomei a decisão de quebrar os ídolos que eu trazia no meu coração, minha família, meus amigos, minha paróquia, minha cidade a minha diocese para servir a Deus na Canção Nova.

A HORA DO SACRIFÍCIO

Deus pede sacrifícios para nós. Hoje eu vejo aquilo que nós cantamos na canção que inspira esta campanha, hoje eu posso testemunhar pra vocês que Deus honra a minha fé, que Deus tem honrado a minha dor.
Semana passada estava tudo pronto para ir na minha casa passar o final de semana na minha cidade. Um amigo meu ligou e disse que estava doente em SP, então eu falei: “Já era vou pra SP”. Peguei meu carro e fui pra São Paulo. Fiquei lá na sexta, sábado e domingo a noite e ainda ganhei um beijo na traseira do meu carro de um bêbado que bateu no sinal de trânsito.
Eu queria ir embora para minha terra, mas fiz uma opção de não cultivar ídolos no meu coração. eu amo minha cidade, minha família, meus amigos, minha paróquia, meu povo, mas eu amo mais a Deus do que eles. Amo mais o Senhor do que minha família e eu estou disposto a sacrificar a minha vida por causa desse amor.

 ORAÇÃO DE RENÚNCIA DOS ÍDOLOS

Neste dia reze pedindo a Deus que te dê forças para sacrificar seus ídolos por Ele:
“Senhor, neste dia quero suplicar a Ti que me dê forças para renunciar aos ídolos deste mundo. Renunciar a tudo aquilo que me afasta de Ti, que me faz ir para longe da Sua presença. Renuncio a tudo aquilo que me de alguma forma me faz prisioneiro dos ídolos deste mundo.
Enche meu coração com teu Espírito Santo e dá-me a graça de viver retamente em seus caminhos. Orienta-me, Senhor, neste dia, para aprender a dizer NÃO a toda forma de idolatria.
Quero ser fiel a Ti, meu doce Jesus, ajuda-me.
Amém.”