Ano novo, tempo de esperança!

“É importante saber: eu posso sempre continuar a esperar, ainda que pela minha vida ou pelo momento histórico que estou a viver aparentemente não tenha mais qualquer motivo para esperar” (Spe Salvi 35).

A iminência do novo ano civil, da mudança do calendário, além de levar-nos a fazermos um balanço geral de nossas vidas, de tudo o que vivemos, precisa também nos envolver de esperança.

Diversas vezes nos fixamos nos fatos que não deram muito certo ao longo do ano que passou e limitamos nossa esperança para o ano que se aproxima. Frequentemente perdemos o ânimo e deixamos de sonhar com dias melhores.

Deus, todavia, nos convida a uma vida de esperança. Podemos esperar um tempo melhor e o teremos na medida em que nossa esperança estiver alicerçada na rocha firme que é Jesus.

No mundo passareis tribulações, mas tende ânimo, pois eu venci o mundo (Jo16,33).

Esperar um tempo novo não é se iludir imaginando que não haverá dificuldades a serem enfrentadas, obstáculos a serem vencidos. Mas é saber que não vivemos sozinhos e que não lutamos em vão.

Esperar um novo tempo é característica daqueles que sabem em Quem confiam: não nas estruturas humanas – que são falhas – nem mesmo nas autoridades, nem mesmo nas pessoas próximas a nós, mas a esperança da nossa vida está n’Aquele que venceu a morte e manifestou a ressurreição. Nossa confiança se solidifica em Jesus Cristo.

Faça, sim, um balanço do ano que está para encerrar, mas não se esqueça de que um tempo novo é possível! Se esse ano foi bom, o novo poderá ser ainda melhor, na medida em que estivermos unidos ao Senhor da Vida, aquele que nos dá esperança.

Entretanto se, olhando para o ano que está se encerrando, não conseguimos ver nada além de dores, lágrimas e aflições, tenhamos a coragem de olhar para a cruz de nosso Senhor e percebamos que ela não é o fim, mas o começo de um tempo novo. Na medida em que permitimos que verdadeiramente Jesus seja o centro da nossa vida, todas as outras coisas vão tomando seu devido lugar. Também da nossa cruz pode brotar ressurreição – se com Jesus soubermos passar por ela.

Rezemos: Senhor, te pedimos, envolva-nos com Teu Santo Espírito, e ajude-nos a esperar com confiança a manifestação da Tua graça. Frequentemente desanimamos conosco mesmo e com pessoas à nossa volta e deixamos de sonhar. Te suplicamos: renove a esperança em nosso coração e conceda-nos um ano novo, a partir da renovação das esperanças no nosso coração. Confiamos em ti Senhor. Vinde em nosso auxílio! Bendito sejais, Senhor, agora e para sempre. Amém.

Feliz 2011 pra você!!

Grande abraço,

Maranathá!!

Edmilson Dias

Seminarista – Comunidade Canção Nova

Comments

comments