Amigo de Deus, sacerdote há 60 anos!

Nesta quarta-feira, 29 de junho de 2011, o Sumo Pontífice, Bento XVI celebra seu 60º aniversário de ordenação sacerdotal e revela um dado inerente à sua vida de entrega pela Igreja do Senhor: sua amizade com Deus.

Tenho notado que a amizade é um tema recorrente nos discursos de Bento XVI. Em sua homilia por ocasião desta data tão significativa não foi diferente, o sucessor de Pedro discorreu a partir das palavras de Jesus: “Já não sois servos, mas amigos” (cf. Jo 15, 15).

Bento XVI ressaltou que nesta frase está encerrado o programa inteiro de uma vida sacerdotal. Destaco aqui um alguns trechos da referida homilia: “O que é verdadeiramente a amizade? […]  A amizade é uma comunhão do pensar e do querer. O Senhor não se cansa de nos dizer a mesma coisa: “Conheço os meus e os meus conhecem-Me” (cf. Jo 10, 14). O Pastor chama os seus pelo nome (cf. Jo 10, 3). Ele conhece-me por nome. Não sou um ser anônimo qualquer, na infinidade do universo. Conhece-me de modo muito pessoal. E eu? Conheço-O a Ele? A amizade que Ele me dedica pode apenas traduzir-se em que também eu O procure conhecer cada vez melhor; que eu, na Escritura, nos Sacramentos, no encontro da oração, na comunhão dos Santos, nas pessoas que se aproximam de mim mandadas por Ele, procure conhecer sempre mais a Ele próprio. A amizade não é apenas conhecimento; é sobretudo comunhão do querer. Significa que a minha vontade cresce rumo ao “sim” da adesão à d’Ele. De fato, a sua vontade não é uma vontade externa e alheia a mim mesmo, à qual mais ou menos voluntariamente me submeto ou então nem sequer me submeto. Não! Na amizade, a minha vontade, crescendo, une-se à d’Ele: a sua vontade torna-se a minha, e é precisamente assim que me torno de verdade eu mesmo. Além da comunhão de pensamento e de vontade, o Senhor menciona um terceiro e novo elemento: Ele dá a sua vida por nós (cf. Jo 15, 13; 10, 15)”.

 

Uma vez mais, indico a você o contato com as palavras deste santo homem, que denotam um coração unido ao d’Aquele que demonstrou ter maior amor ao dar a vida pelos amigos (cf Jo15,13).

 

Só nos resta rezar com o papa: “Senhor, ajudai-me a conhecer-Vos cada vez melhor! Ajudai-me a identificar-me cada vez mais com a vossa vontade! Ajudai-me a viver a minha existência, não para mim mesmo, mas a vivê-la juntamente convoco para os outros! Ajudai-me a tornar-me sempre mais vosso amigo!”

Feliz em partilhar esta riqueza com você,

Grande abraço,

Maranathá!!

Edmilson Dias

Seminarista – Comunidade Canção Nova

Comments

comments