Nossos amigos nos completam tanto que sem eles faltaria um pouco de nós
Por Camila Carvalho
Um amigo me perguntou um dia: “Qual a senha do amor?” Respondi entre risos que, para mim, quando o poeta diz: “O amor é o segredo pra se viver”, revela todos os enigmas que se escondem em gestos simples que demonstram algo que não se queira dizer diretamente, por exemplo. Se a vida depende dele, não se pode viver sem ele. Complicado? Talvez, mas acredito que respostas prontas neste caso limitam sua interpretação, e mais, a experiência pessoal que cada um tem o direito de fazer.
Não tenho costume de dizer às pessoas a todo tempo que as amo, digo sempre que existem coisas que são mais fáceis sentir do que dizer.
Cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail
A amizade é assim. Um presente que nos é dado por Deus e que, cultivado a cada dia, nos faz presença até quando estamos há quilômetros daquele que amamos.
Muitos escrevem coisas belíssimas sobre amigos. Dizem o que é preciso, o que é excesso, mas esta é minha forma de dizer sem dizer. Dizer com a presença. Dizer com a confiança. Desde que li este comentário na minha Bíblia: “A amizade é o sacramento da presença e da confiança”, percebi o quanto eu precisava dar atenção às coisas simples da vida, como estar ao lado. Esta é a senha do amor. A senha que nos leva à oração, ao encontro com Deus através da pessoa amada. Dos pequenos gestos: olhar, falar, ouvir, tocar. Cada um tem a sua linguagem que lhe é própria, e que é dom. Precisa ser usada! Talentos enterrados não garantem frutos.
Vote no blog Metanoia para o prêmio topblog 2012
Jesus nos deu exemplos perfeitos do que é ser um bom amigo. Identificava-se com eles, reconhecia seus limites, dava-lhes a chance de recomeçar, acreditava em sua mudança, amava-os até o fim.
Qual a sua linguagem de amar? Ser irmão? Ser intercessor? Ser fiel?
Garanto que nossos amigos nos completam tanto que, sem eles, faltaria um pouco de nós. Mas você tem feito essa experiência, e tem dado ao seu amigo a oportunidade de fazer com você?
Perder tempo é um risco!
Não podemos escolher um amigo. Ele vem de graça. Como o orvalho que não pedimos, mas que cai a cada manhã, porque Deus sabe que aquela plantinha precisa dele.
Que Deus nos conceda a graça do cultivo.
Camila Carvalho
Comunidade Canção Nova