Cuidado com o ativismo

O ativismo é resultado do perfeccionismo, diz Bispo.

Em 2012 num clico de catequeses sobre a oração, o Papa Bento XVI exortou aos fieis para os riscos do ativismo. Na reflexão o papa fez o apelo aos fieis para que tomem a consciência de que a oração é algo fundamental na vida de qualquer pessoa.

Sem a oração cotidiana vivida com fidelidade, o nosso fazer se esvazia, perde o sentido profundo, se reduz a um simples ativismo que, no final, nos deixa insatisfeitos”, disse.

A Igreja ensina que a intimidade com a Palavra de Deus na oração diária, no estudo e na liturgia é também remédio para combater o ativismo.

Quando a oração é alimentada pela palavra de Deus, podemos ver a realidade com olhos novos, com os olhos da fé e o Senhor, que fala à mente e ao coração, dá nova luz ao caminho em todos os momentos e em todas as situações. Nós cremos na força da Palavra de Deus e da oração”, enfatiza o papa.

leia a catequese na integra

Conforme o Arcebispo de Londrina ( PR), Dom Orlando Brandes em um artigo publicado em 2007, o ativismo não significa trabalhar muito, mas realizar as tarefas com sentimentos de raiva e frustração:

“Ativismo não significa só excesso de trabalho, mas fazer as coisas de coração contrariado, murmurando, ou ainda: para aparecer, agradar a autoridade, cumprir a lei e até para a autopromoção”.

Assista homilia do padre José Augusto: Cristãos, tomem cuidado com o ativismo.

cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

Efeitos do ativismo

Dom Orlando aponta os efeitos do ativismo e indicar o remédio.

Os efeitos do ativismo são muito negativos: irritabilidade, desgaste, esgotamento, isolamento, doenças, “impaciência apostólica”, queima-se as pessoas com facilidade e frequência. O ativismo é alimentado por determinadas afeições: desejo de aparecer, competição, rendimento, sucesso. O ativista peca pela pressa, vive sob a pressão do tempo e sob a sensação de urgência que é a “tirania do urgente”.
Sobrecarga-se de responsabilidades, ambição do sucesso, fazendo do ativismo uma patologia. O remédio e cura são: oração, lazer, amizades boas, mudar o estilo competitivo, perfeccionista e apressado, observar o 5° mandamento e o convite de Jesus: “Vinde à parte para um lugar deserto e descansai” (Mc 6,31).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.