DAVI, 30 Anos semeando a boa nova de Jesus

Departamento de Audiovisuais da Canção Nova, o DAVI, possibilita a transformação de milhares de pessoas.

Por Samantha Natielli
Jornalista na TV Canção Nova

Tudo começou no ano de 1977, na cidade de Queluz, no interior de São Paulo. Inspirado por Deus, o padre salesiano, Jonas Abib, fez o convite aos jovens para largarem tudo e viverem em comunidade. Doze jovens aceitaram esse desafio de Deus e, ao lado de Padre Jonas, iniciaram a Comunidade Canção Nova.

Eram jovens estudantes, que tinham família, amigos, sonhos, planos e projetos, que foram tocados pelo amor de Deus e as experiências que faziam com aquele padre que tinha o dom da palavra, o sorriso cativante e o desejo incansável de evangelizar.

Os jovens que disseram o seu sim a Deus, foram impulsionados, juntamente com Pe. Jonas, ao apelo feito pelo Bispo Emérito de Taubaté – SP, Dom Antonio Afonso de Miranda, de evangelizar através dos meios de comunicação e assim, lançaram-se nessa aventura.

E aos poucos, Deus ia mostrando que os caminhos a seguir indicavam para essa evangelização, através dos meios de comunicação.

A confirmação veio com Dom Cipriano Chagas, muito amigo de padre Jonas Abib, que fez a doação de um gravador de rolo, que possibilitava a ele e a seus missionários gravarem os programas para a antiga Rádio Mantiqueira, localizada na cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba.

E foram os encontros realizados por Pe. Jonas Abib mais de trinta anos atrás que deram origem a uma aventura ainda maior, a de multiplicar a Palavra de Deus para aqueles que não podiam estar nesses eventos.

DAVI 30 Anos semeando a boa nova de Jesus

Missionários Canção Nova e colaboradores da FJPII – Foto: reprodução Revista CN

Através de um duplicador de cassetes, dado de presente por Padre Eduardo Dougherty em 1979, os rapazes que acompanhavam o padre nos eventos gravaram a pregação e duplicavam em duas outras fitas.

cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

Campos, era um dos jovens que trabalharam na propagação da Palavra de Deus: “Eu me lembro que o Padre Jonas fazia as palestras e já estava sendo gravado, a gente fazia tudo com muito carinho, ficávamos a noite toda produzindo as fitas, nem acabava a pregação e já tínhamos inúmeros pedidos, e fazíamos até controle de qualidade, porque você não podia deixar uma fita com defeito, com falha na mão do povo”, lembra.

A Canção Nova se lançava nos meios de comunicação como uma grande distribuidora da Palavra de Deus. Depois das cassetes, surgiram as fitas com imagens das pregações.

Eugênio Jorge, cantor e fundador da Comunidade Mensagem Brasil foi um dos primeiros responsáveis pela difusão dos produtos Canção Nova. Inspirado por Deus, ele escreveu uma carta, oferecendo às pessoas, que adquirissem uma fita cassete por mês com quatro palestras de 15 minutos. As pessoas recebiam as fitas em casa e ajudavam a Canção Nova. Em entrevista à TV Canção Nova, ele contou como eram distribuídos os primeiros produtos de evangelização da Canção Nova. “Mandamos 10 mil cartas e recebemos 2 mil pedidos de fitas, ficávamos a noite toda duplicando as fitas e ai eu pensei, se deu certo com fita cassete vai dar certo com fita de imagem também, vamos lançar o Boa Semente de Vida, mandamos as 10 mil cartas, recebemos 500 pedidos, ai não tinha aparelho pra duplicar”, contou.

A boa semente da evangelização era lançada por Monsenhor Jonas Abib e o solo fortificado pelas bênçãos de Deus.

A Canção Nova passou a espalhar a boa semente para todos os cantos da Terra. E como a água que gera vida na terra, cresceu e deu origem ao Departamento de Audiovisuais da Canção Nova, o DAVI, possibilitou a transformação de milhares de pessoas.

“Abrimos a Bíblia e aqui saiu dos heróis da Bíblia, justamente falando do pequeno Davi, que venceu o gigante Golias, porque foi obediente a Deus, DAVI que vence o gigante Golias, com as cinco pedrinhas. DAVI, Departamento de Audiovisuais”, conta Luzia Santiago, ao relembrar da história deste departamento, em um especial produzido pela TV Canção Nova.

Assine o METANOIA no Google Currents

Na Chácara de Santa Cruz, encontravam-se os produtos da Canção Nova disponíveis em barraquinhas espalhadas pela Chácara. Espaços modestos que guardavam a riqueza do amor de Deus.

Anos depois, surgiam as primeiras lojas Canção Nova. As fitas cassete do início, deram espaço para DVDs, Audiobooks, livros, revistas, vestuário, Cds e DVDs que têm a única missão de evangelizar. “O grande intuito do DAVI é essa fixação, essa íntima ligação com a pessoa e fazer com que a experiência que ela de encontro pessoal com Cristo seja perpetuada e continuada na casa dela, então através dos produtos”, explica o Superintende do DAVI, Rafael Cobianchi.

O DAVI conta, hoje, com 20 lojas Canção Nova espalhadas por todo o Brasil, além da loja virtual, das vendas por telefone e dos evangelizadores Porta a Porta, que são os semeadores desse plantio da Boa Nova nos lugares onde não é possível que os demais canais de venda cheguem. Além de uma editora, uma gravadora, um núcleo infantil e de uma estrutura que garante que mais de 6 milhões de produtos por ano, cheguem aos lares de milhares de famílias não só do Brasil, mas do mundo todo.

Sebastião Mello é um dos sócios mais antigos da Canção Nova e desde as primeiras palestras de Monsenhor Jonas Abib lançadas em fitas cassete, acompanha essa evangelização que transforma vidas: “Se eu sou o que eu sou hoje, o homem que eu sou, que tem essa sede de Deus, tudo isso veio dessas palestras, porque são um alimento espiritual que vai alimentando a pessoa, que vai dando gosto pelas coisas de Deus”.

E anos depois da primeira semente da evangelização ser lançada por Monsenhor Jonas, O DAVI comemora, em 2013, o seu aniversário de 30 anos, ao lado não só desses semeadores que formam sua equipe de plantio, mas junto com cada um que adquire os produtos e multiplica os frutos desse celeiro de evangelização.

Assista vídeo institucional DAVI 30 anos.

.

“Esses 30 anos significam a história de muitas pessoas, mais do que números, mais do que todos os produtos que foram distribuídos significa a história de pessoas que passaram por aqui, 30 anos em que pessoas foram tocadas pelo conteúdo de evangelização que foi fixado em produtos, então é toda essa história que forma o carisma Canção Nova, que nos impulsiona a viver, se Deus quiser mais trinta, mais sessenta, noventa, é esse resgate, essa história, saber que mudou a vida da gente aqui dentro e de milhares e milhares de pessoas”, ressalta o superintendente do DAVI.

Texto publicado na revista Canção Nova – Novembro 2013

Comente no facebook

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.