Conquiste seu espaço na Igreja

A paróquia como campo de evangelização. A Igreja conta com você.

Por Adailton Batista

Antes de começar falar e refletir sobre o tema e o subtítulo desde post, convido você leitor desde blog ler os números 28 e 29 da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium.

Como diz o Papa Francisco a paróquia não é uma estrutura caduca. Para não ficar caduca  penso que as paróquias por meio do pároco e os agentes  de pastoral precisam estar abertos a ação do Espírito Santo e aos diversos meios para levar todos uma evangelização cheia de alegria e dinamismo. Uma ação evangelizadora que seja capaz de seduzir os corações com o Evangelho, muito mais do que as realidades passageira do mundo.

assine o METANOIA no Google Currents

Explico: muitas e muitas vezes os espetáculos e eventos do mundo secular prendem a atenção dos jovens mais do que as celebrações em nossas paróquias.

Sem ferir a liturgia naquilo que é definido pelo Código de Direito Canônico, os grupos e pastorais devem fazer uso da “arte” e dos meios modernos e tecnológicos para abrilhantar as reuniões e as pastorais.

Além disso o papa convida-nos a sair para ir ao encontro dos mais necessitados.

Igreja missionária.

Não podemos ficar na mesmice. E preciso abrir-se ao novo e ir ao encontro daqueles que ainda não conhece Jesus e o seu reino. No número 548 do D.A ( Documento de Aparecida ) a Igreja faz este convite muito claro ao leigos:

Necessitamos sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vidas de “sentido”, de verdade e de amor, de alegria e de esperança!  Não podemos ficar tranqüilos em espera passiva em nossos templos, mas é imperativo ir em todas as direções para proclamar que o mal e a morte não tem a última palavra, que o amor é mais forte, que fomos libertos e salvos pela vitória pascal do Senhor da história, que Ele nos convoca na Igreja, e quer multiplicar o número de seus discípulos na construção de seu Reino em nosso Continente! Somos testemunhas e missionários: nas grandes cidades e nos campos, nas montanhas e florestas de nossa América, em todos os ambientes da convivência social, nos mais diversos “lugares” da vida pública das nações, nas  situações extremas da existência, assumindo ad gentes nossa solicitude pela missão universal da Igreja.”

Conquiste seu espaço na Igreja

imagem ilustrativa – facebook.com/cancaonova

Em vez de toda semana fazer aquela reunião ou grupo na sala fechada dos  salões paroquiais; porque não reunir e realizar o grupo num asilo? Numa creche de crianças especiais? Na beira da praia, na praça? Visitar um hospital de câncer?

Sei que muitos grupos já fazem este tipo de missão. Que bom!  Se você é de um grupo desses deixe o testemunho no comentário que publicamos neste blog.

No entanto a evangelização na paróquia não para só nisto. Os adolescentes e jovens são cheios de vida e criatividade. É preciso que dê a eles sempre espaço para expor suas ideias ( mesmo que depois as purifique-as ) e com discernimento coloques a serviço do Evangelho. O novo amadurece o velho; o velho indica experiência e prudência ao novo.

Conquiste seu espaço na paróquia. Não tenha medo de colocar seus dons no anúncio do Evangelho. Se tens uma ideia não a enterre na sua mente, partilhe com mais alguém, escreva-a; algum dia ela servirá.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.