Evangelizar no "ambiente digital" é dar-se como Cristo se dá

Uma contribuição de como devemos evangelizar no ambiente digital

Evangelizar no ambiente digital é dar-se como Cristo se dá

No mundo contemporâneo, com as múltiplas formas de comunicação que existem, ou surgem a cada dia, falar de Jesus torna-se cada vez mais um desafio para os missionários do mundo digital.

Levar a boa nova do Evangelho no mundo digital, falar da nossa experiência pessoal com Jesus, e comunicar a verdade e os valores humanos, exige sempre uma atitude de escuta.

É preciso gastar tempo para ouvir e, em Cristo, dar respostas coerentes segundo a fé cristã a tantos questionamentos dos usuários da internet: Porque disso? Porque daquilo? Porque Deus permite isso?… Os evangelizadores quase sempre são exigidos a dar a si mesmos como Cristo se dá: tempo de escuta, tempo para estudar, e responder as mensagens que chegam pelas redes sociais ou e-mails…

cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

É um desafio, mas não podemos esmorecer, pois o Senhor Jesus conta com os operários da messe também no mundo digital!

“O desafio, que as redes sociais têm de enfrentar, é o de serem verdadeiramente abrangentes: então beneficiarão da plena participação dos fiéis que desejam partilhar a Mensagem de Jesus e os valores da dignidade humana que a sua doutrina promove. Na realidade, os fiéis dão-se conta cada vez mais de que, se a Boa Nova não for dada a conhecer também no ambiente digital, poderá ficar fora do alcance da experiência de muitos que consideram importante este espaço existencial.” (Mensagem do Papa Bento VXI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2013)

Quantas pessoas não conheceriam a Cristo e sua proposta de vida nova, se não fosse por este meio tão eficaz que é a internet. É preciso também, após apresentar Cristo no meio digital, usar de criatividade pra inserir este público no mundo real: levá-los a participar dos sacramentos e da vida pastoral da Igreja. Como grupos de oração, grupos de estudo bíblicos, pastorais, e etc.

Evangelizar no mundo digital, falar da nossa experiência pessoal com Jesus, e comunicar  os valores nos quais acreditamos exige sempre uma atitude de escuta.

O seguimento de Cristo sempre é, e será, exigente. ( Cf.: Mateus 23, 24 ). Também nas mídias sociais enfrentaremos perseguições, que exigirão de nós, cristãos, abertura e maturidade para não pararmos diante destes desafios. Precisamos sempre dar testemunho pessoal nos perfis , comunicando assim o estilo de vida cristã concreta.

As pessoas nas redes sociais não querem apenas consumir conteúdo em cima de conteúdo. Também elas têm necessidade de ser ouvidas, querem um ombro amigo para chorar sua mágoas. Quem traz no coração uma angústia, se for acolhido e ouvido, será capaz de aceitar a nossa proposta de vida.

“Quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais. Segue-se daqui que existe um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro.” (Mensagem do Papa Bento VXI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011)

Segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas cerca de 51,2% da população brasileira têm acesso à internet, computador em casa, telefone fixo ou celular.

Como podemos chegar até este público com a nossa proposta de mundo novo, de vida nova com base no Evangelho? Penso que primeiro com o testemunho com aquilo que cremos e professamos também no meio digital.

Meu conselho para aqueles que trabalham com internet, principalmente com mídias sociais, é que organize dias e horários para responder as mensagens recebidas, assim como organize um tempo para estudo dos conteúdos abordados. Assim promoveremos melhor o diálogo nos abrindo para a cultura do encontro, como lembra sempre o Papa Francisco.

Outro dia levei cerca de 4 horas para responder mais de 50 e-mails. Confesso que não tive respostas concretas para dar a todos os questionamentos, mas o fato de responder dando-lhes uma direção, fez-me sentir realizado na minha missão. Aqui na Canção Nova nosso fundador, Monsenhor Jonas Abib, ao nos ensinar que somos uma companhia de pesca, nos explica que, seja respondendo cartas, e-mails, apresentando um programa de rádio e TV, ou fazendo uma faxina no banheiro, estamos contribuindo com a obra da evangelização.

Em uma palestra com o consultor do Pontifício Conselho para a Cultura e a Comunicação, Padre Antônio Spadaro, aprendi que a nossa postura no meio digital deve ser a mesma que temos no ambiente físico, não podemos ter duas caras. A autenticidade de uma relação não depende da presença física, mas de um coração puro e autêntico. “A relação nas redes sociais passam pela verdade do que somos, seja no ambiente natural ou digital”.

Por fim, não tenhamos medo de usar de todos os meios possíveis, com criatividade, para anunciar Jesus e a boa nova que ele veio nos trazer!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.