10 coisas para o católico fazer na quarentena

10 coisas para o católico fazer neste tempo de isolamento social

Entenda o que o católico pode fazer na quarentena. A pandemia do coronavírus fez com que todo mundo entrasse no ritmo da Quaresma, mesmos os não crente, pois Quaresma, além de um tempo profundo de oração e conversão, é também um tempo de recolhimento. 

Muitos de nós, nas pequenas e grandes cidades, têm ficado em isolamento para, juntos, vencermos a guerra contra o coronavírus. Mas qual deve ser a atitude do católico neste tempo? 

Foto ilustrativa – Canva

Enumerei 10 sugestões para auxiliá-lo a viver bem e com esperança este período que estamos enfrentando no mundo: 

1 – Reze: Dedique momentos para a oração. Eleve o seu coração ao Senhor Deus, Todo-poderoso, Senhor do Céu e da Terra. Tudo está no controle d’Ele. Por meio da oração pessoal, renove, diariamente, sua confiança em Deus. Reze o terço em família. 

2 – Organize sua vida: Ficar em casa, fora da sua rotina, não é fácil. No entanto, aí está uma oportunidade para organizar sua vida. Arrume seu guarda-roupas, suas gavetas, realize aquilo que você tanto queria fazer em casa, mas, por causa do trabalho ou das atividades extras, não era possível. Mesmo que não seja possível fazer a confissão, faça um bom retiro da boa morte.

3 – Esteja atento aos seus: Ficar no isolamento, segundo os especialistas de saúde mental, pode gerar outras doenças. Converse com as pessoas de sua casa, falem dos seus sentimentos e ouçam uns aos outros. Dê-lhes atenção. Saia um pouco do celular. Esteja atento, principalmente, aos idosos. Se todos, em sua casa, não têm sintomas do vírus, pratique a dica 1. 

4 – Leia bons livros: A leitura é uma ótima opção de entretenimento. Além de aumentar o seu conhecimento, é um exercício fundamental para sua mente. Neste tuíte, indico 5 livros católicos para você. 

5 – Faça cursos on-line: Com a pandemia instaurada, diversas instituições de educação à distância têm liberado cursos on-line grátis sobre diversos temas. Sugestões: Faber Castell, FGV, Veduca, Governo Federal, Fundação Bradesco etc. (Busque no Google).

6 – Ligue para familiares e amigos: A internet está rica de ferramentas que possibilitam a comunicação e o encurtamentos dos espaços. Não dá pra ficar sozinho na era da digital. Em alguns aplicativos dá para fazer videochamadas com 4 pessoas ou mais: WhatsApp, Hangouts, Zoom Cloud, Skype entre outros. 

7 – Estudo Bíblico e Doutrina: O católico sem a palavra de Deus é como uma lamparina sem óleo. Faça, diariamente, o estudo bíblico. Diversos sãos os métodos que a Igreja nos proporciona. Que tal ler e estudar dois parágrafos por dia do Catecismo da Igreja Católica? O compêndio ou Youcat? #Ficaadica!

8 – Organize grupos de oração on-line: A internet, como diz Spadaro, “é um ambiente, um espaço, um lugar” onde as relações são as mesmas ou deveriam ser iguais ao ambiente físico. Utilize as mídias sociais e as ferramentas de streaming para reunir seu grupo de oração, partilhar a Palavra e alimentar sua fé. 

9 – Informe-se: Com equilíbrio e discernimento, procure ficar informado sobre o que acontece no mundo. Sei que somos bombardeados, a todo tempo, de informações e notícias pelo celular. Procure informar-se em fontes confiáveis. Sugestões de sites: Ministério da Saúde, OMS, Vatican News, Canção Nova Notícias, ACI Digital.

10 – Compartilhe a verdade: Tenho observado que, além da pandemia de coronavírus, vivemos também a pandemia da mentira. Antes de compartilhar qualquer informação – seja texto, áudio, vídeo ou foto –, verifique se este é verdadeiro (dica 9), se vai agregar algum valor para as pessoas com as quais você está compartilhando. Como cristão, seja um propagador da esperança, da justiça e da paz.

Se este texto lhe trouxe alguma luz, deixe seu comentário ou sugestão. Deus o abençoe e guarde. Salve Maria Imaculada e Viva Cristo Rei!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.