Reflexão

Para onde estamos caminhando?

Conectados, mas Sozinhos

A primeira constatação é que estamos caminhando de cabeça baixa. Basta olhar ao redor na rua, no ponto de ônibus, no trem, na fila do médico. Tantos lugares, milhares de pessoas, centenas, dezenas, juntas, mas cada uma individualizada, conectada aos seus smartphones.

Imagem de jovens conectados no celular no ponto de ônibus

Imagem ilustrativa criada com IA – creator bing image – Adailton Batista

O Impacto da Velocidade da Informação

A velocidade das informações, desde os vídeos instantâneos nas redes sociais até a forma de ouvir áudios no WhatsApp em 2x, 3x, tem nos deixado cansados, estressados, cada vez mais sem tempo, insensíveis àquilo que de belo nos rodeia. Desde aquele “olho no olho”, assunto que já abordei aqui no blog, até a beleza da natureza, o canto dos pássaros, o barulho da água da cachoeira com o frescor do vento no fim de tarde.

Para onde estamos caminhando? Enquanto escrevo este texto, me recordo do texto bíblico de Eclesiastes 3:

“Para tudo há um tempo, há um tempo para cada coisa debaixo do céu.”

O Alerta de Bauman

A tecnologia é uma aliada do homem na rotina de trabalho e vida pessoal. Tudo o que realizamos hoje está está imerso na tecnologia, na palma da nossa mão nos dispositivos móveis como: aplicativos de plano de saúde, banco, agenda, mídias sociais, entretenimento e etc. O celular virou até espelho para as mulheres.

Muitas são as reflexões acerca dos benefícios que a tecnologia e todas as realidades da modernidade têm gerado na nossa sociedade. Mas precisamos ainda nos debruçar e discutir os males e riscos que isso pode já ter causado em nós. Tempo atrás, não muito distante, conseguíamos sentar em frente à TV para assistir a um filme em silêncio e depois meditar sobre ele por longas horas. Hoje, não conseguimos assistir nem mesmo um minuto de um filme na TV sem tocar no celular para ver uma notificação ou navegar pela timeline do Instagram.

Informe seu e-mail:

Entregue por FeedBurner

A Voz da Igreja

Sobre essa temática, a Igreja Católica é mestra no ensinamento. A cada ano, o pontífice escreve sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, alertando e conscientizando primeiramente os católicos e todos os homens de boa fé sobre o bom uso ético, correto e equilibrado das redes sociais, tecnologia, entre outros assuntos.

Inteligência Artificial e o Futuro

Está em voga agora a discussão sobre a inteligência artificial. Eu mesmo utilizo cerca de cinco a seis dessas tecnologias no meu dia a dia, tanto no trabalho, na missão, quanto na vida pessoal. Por exemplo: legendar vídeos, traduzir textos, fazer pesquisas, entre outros. E alguém pode até pensar que este texto foi criado com IA. Afirmo que não. Escrevi este texto depois de assistir ao filme “Tempo de Despertar”. Não vou dar spoilers sobre o filme. Quero que você o veja, reflita e depois volte aqui para comentar. A trama é uma obra de arte excepcional.

Então, meus queridos leitores, espero que essa pequena reflexão nos sirva de alerta. Também quero ouvir de vocês o que pensam a respeito.

Deixem seus comentários e compartilhem suas experiências!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.