Por que só pode haver uma Igreja?

Creio na Igreja, una, santa e católica e apostólica.

Por que só pode haver uma Igreja?

Tal como só há um único Cristo, também só pode haver um “único” corpo de Cristo, uma única “esposa” de Cristo, isto é, uma única Igreja de Jesus Cristo.

cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

Ele é a cabeça, a Igreja é o corpo. Juntos formam o “Cristo total” (Santo Agostinho). Assim como o corpo tem muitos membros, embora ele seja um só, também a Igreja única se compõe de muitas Igrejas particulares (dioceses). Juntas formam o “Cristo total”. [Catecismo da Igreja Católica 811-816, 866, 870]

Jesus construiu a Igreja sobre o fundamento dos Apóstolos. Este fundamento suporta-a até hoje. A fé dos Apóstolos foi transmitida de geração em geração, sob direção do ministério petrino, que “preside à caridade” (Santo Inácio de Antioquia). Também os Sacramentos que Jesus confiou ao colégio dos Apóstolos continuam a atuar com a sua força original.

–> Lumen Gentium ” A única Igreja de Cristo é aquela que nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, entregou a Pedro para apascentar e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la…Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele” ( LG § 8 ).

ref: Youcat 129 e Constituição Dogmática Lumem Gentium

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.